Ponto Final

Educadora lança livro que debate Inclusão Social de portadores de deficiência

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h00
(Foto: Danilo Quixaba)

A escritora e professora universitária Maria Nilza Oliveira Quixaba (UFMA) foi a entrevistada desta segunda-feira (28) do jornalista Roberto Fernandes no programa Ponto Final. Pesquisadora da área de Educação, Maria Nilza aproveitou o bate-papo para divulgar o seu mais novo trabalho, o livro “Inclusão na Educação - humanizar para educar melhor, que trata da temática inclusão de pessoas com deficiência".

Este livro surgiu do desejo de socializar com outros educadores as reflexões sobre as práticas inclusivas desenvolvidas pela autora durante a sua pesquisa de mestrado. O presente texto é fruto de alguns anos de estudo, bem como de sua experiência como docente da rede pública de ensino estadual do Maranhão.

Ao longo dos cinco capítulos que compõem o livro, questões como escolarização, acessibilidade, práticas inclusivas, preconceito, aprendizagem, tecnologias no ensino de pessoas com deficiência e outras nortearão o leitor nas reflexões aqui apresentadas. Vale ressaltar que a obra quer contribuir para a inclusão das pessoas com deficiência na educação, seja ela pública ou particular. Pois, aceitar a diversidade humana na escola e na sala de aula é reconhecer o indivíduo, em seu contexto cultural, sua forma singular, seu saber, suas atitudes e sua forma de aprender.

Continua após a publicidade..

"O processo de Inclusão ele é responsabilidade de todos. É responsabilidade das Políticas Públicas, responsabilidade do Poder Público, responsabilidade nossa como cidadão. Então, as pessoas com deficiência elas foram discriminadas o longo dos anos, eu venho colocando isso no livro, desde a concepção, de como tratá-las.", falou ao mencionar a forma de anbordagem dada a essa parcela da sociedade.

Acima de tudo, por meio deste livro, busca-se ampliar as discussões sobre a educação de pessoas com deficiência para assim humanizar os ambientes e as práticas educativas de maneira inclusiva, pois só assim se educará melhor aqueles que necessitam de métodos e espaços pedagógicos apropriados às suas necessidades.

O livro “Inclusão na Educação - humanizar para educar melhor, que trata da temática inclusão de pessoas com deficiência" está disponível para venda em todo o território brasileiro através do site: www.paulinas.org.br

Ouça a entrevista:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.