Pesquisa Quaest: Braide tem 58% das intenções de voto para prefeitura de São Luís e Duarte tem 23%
O último levantamento antes do primeiro turno das Eleições foi divulgado neste sábado (5) e ouviu 1.000 eleitores, de 16 anos ou mais, entre os dias 4 e 5 de setembro.
SÃO LUÍS - A última pesquisa da Quaest com as intenções de voto para a Prefeitura de São Luís foi divulgada na noite deste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições municipais de 2024. Na pesquisa estimulada, quando o entrevistado é informado sobre nome e partido de todos os candidatos, o atual prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Braide (PSD), aparece com 58% das intenções de voto. Duarte Júnior (PSB) está em segundo lugar no levantamento, com 23% das intenções de voto, seguido por Dr. Yglésio (PRTB), que aparece com 4%.
Em comparação com a pesquisa mais recente da Quaest, divulgada no dia 27 de setembro, Eduardo Braide (PSD) caiu de 63% para 58% das intenções de voto, enquanto Duarte Júnior (PSB), após duas pesquisas seguidas com 21%, agora aparece com 23%. No terceiro lugar, aparece Dr. Yglésio, que tinha 2% e passou para 4%, mas está tecnicamente empatado com Fábio Câmara (PDT), Flávia Alves (Solidariedade) e Wellington do Curso (Novo). Indecisos, votos brancos, nulos e pessoas que não vão votar somam 11% no total, enquanto os candidatos Franklin Douglas (PSOL) e Saulo Arcangeli (PSTU) não pontuaram.
A pesquisa foi encomendada pela TV Mirante e ouviu 1.000 eleitores, de 16 anos ou mais, entre os dias 4 e 5 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MA - 00237/2024.
Confira os números da pesquisa estimulada:
- Eduardo Braide (PSD) - 58%
- Duarte Júnior (PSB) - 23%
- Dr. Yglésio (PRTB) - 4%
- Fábio Câmara (PDT) - 2%
- Flávia Alves (Solidariedade) - 1%
- Wellington do Curso (Novo) - 1%
- Indecisos - 6%
- Branco/Nulo/Não vai votar - 5%
*Franklin Douglas (PSOL) e Saulo Arcangeli (PSTU) não pontuaram.
Pesquisa espontânea
No cenário de intenção de voto espontâneo, quando o entrevistado não tem acesso a nenhuma lista com os nomes dos candidatos, Eduardo Braide (PSD) oscilou positivamente de 49% para 50%. Duarte Júnior (PSB), por sua vez, também oscilou positivamente de 14% para 17%.
Os outros seis candidatos, somados, apareciam com 4% no cenário espontâneo na pesquisa Quaest divulgada no dia 27 de setembro. Agora, juntos, somam 6%.
Os eleitores indecisos oscilaram de 29% para 24%, enquanto os que vão votar em Branco/Nulo/Não Votam caiu de 4% para 3%.
Continua após a publicidade..
Confira os números da pesquisa espontânea:
- Eduardo Braide (PSD) - 50%
- Duarte Júnior (PSB) - 17%
- Dr. Yglésio (PRTB) - 3%
- Fábio Câmara (PDT) - 1%
- Flávia Alves (Solidariedade) - 1%
- Wellington do Curso (NOVO) - 1%
- Indecisos - 24%
- Branco/Nulo/Não vai votar - 3%
*Franklin Douglas (PSOL) e Saulo Arcangeli (PSTU) não pontuaram.
Votos válidos
Em sua última pesquisa sobre a eleição para a Prefeitura de São Luís, a Quaest também calculou os resultados em votos válidos, que é a forma como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga o resultado oficial das eleições. Para este cálculo, foram levadas em consideração as intenções de voto da pesquisa, o padrão e o perfil de comparecimento eleitoral em São Luís.
Estima-se que Eduardo Braide (PSD), tenha aproximadamente 64% dos votos válidos. Com a margem de erro, tem entre 61% e 67%, número que lhe garantiria a eleição em primeiro turno. Duarte Júnior (PSB) tem aproximadamente 25%. Com a margem de erro, poderia chegar entre 22% e 28%.
Na sequência, Dr. Yglésio, do PRTB e Wellington do Curso, do Novo, aparecem numericamente empatados com 4%. Com a margem de erro, têm entre 1 e 7%. Fábio Câmara, do PDT, aparece com 2%, podendo chegar a 5% com a margem de erro. Flávia Alves, do Solidariedade, aparece com votos válidos estimados em 1%. Com a margem de erro, tem até 4%. Dr. Yglésio, Wellington do Curso, Fábio Câmara e Flávia Alves estão tecnicamente empatados em votos válidos.
Saulo Arcangeli (PSTU), e Franklin Douglas (PSOL) não pontuaram.
Confira os números do cenário de votos válidos:
- Eduardo Braide (PSD) - 64%
- Duarte Júnior (PSB) - 25%
- Dr. Yglésio (PRTB) - 4%
- Wellington do Curso (NOVO) - 4%
- Fábio Câmara (PDT) - 2%
- Flávia Alves (Solidariedade) - 1%
*Franklin Douglas (PSOL) e Saulo Arcangeli (PSTU) não pontuaram.
Saiba Mais
- Segundo turno das eleições 2024 registra abstenção próxima a 30% do eleitorado
- TSE: abstenção fica perto do total de eleitores ausentes na pandemia
- MA está entre os 15 estados que mais tiveram abstenções no 2º turno
- Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 7 de janeiro
- Suplente com pouco mais de 6 mil votos deve assumir mandato na Câmara Federal
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias