Desistência

Mais de dois mil candidatos desistem do concurso para Câmara

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 14h02

BRASÍLIA - As mudanças nos editais do concurso da Câmara dos Deputados causaram mais de duas mil desistências e esvaziaram parte das salas de um dos maiores cursinhos preparatórios de Brasília. As provas, antes previstas para o mês passado, foram transferidas para os dias 19 de agosto e 16 de setembro. Os candidatos ganharam mais tempo para estudar e o conteúdo foi alterado.

“Tem gente que larga o emprego, tranca a faculdade só para estudar. Essa quebra fez muita gente perder o ritmo de estudo. O rendimento já não será o esperado”, diz o candidato Elder de Oliveira Sousa. Os candidatos que ainda não desistiram estão preocupados. “Tem várias pessoas que já tinham se programado para a prova e a mudança alterou muito a vida de muita gente”, reclama a candidata Gisele Lobo.

O que gerou mais polêmica entre os inscritos foi a redução da quantidade de vagas e a extinção de alguns cargos oferecidos, como o de médico ortopedista. As vagas para taquígrafo legislativo foram reduzidas de dez para cinco. Para o cargo de técnico em documentação e informação, que exige graduação em Biblioteconomia, o número de vagas diminuiu de 14 para oito.

Na área de Comunicação Social houve o maior corte. As oito vagas para relações públicas foram reduzidas para cinco. Para a área de divulgação institucional, o número caiu de cinco para três. As vagas para rádio, que eram três; de televisão, que eram duas, de imprensa escrita, oito; e audiovisual, que antes eram cinco, foram todas reduzidas para uma.

Os candidatos aos cargos que tiveram redução de vagas podem pedir o reembolso da taxa de inscrição a partir da próxima segunda-feira (14). O prazo termina no dia 18. Por causa das mudanças nos editais, os organizadores vão reabrir as inscrições. O novo período para se inscrever no concurso vai de 11 a 21 de junho.

Embora a reabertura das inscrições signifique uma oportunidade para quem perdeu o prazo antigo, professores e donos de cursinhos preparatórios criticam a postura da Câmara. “Está todo mundo desacreditado em relação a esse concurso. Eles mudaram muito as regras do jogo em plena partida. Quando você tem vários editais, mudança de conteúdo, retirada de vagas, extinção de determinados cargos, isso tudo acaba com a motivação”, afirma o diretor de cursinho Wilson Granjeiro.

Para fazer a inscrição, o interessado precisa acessar o site da Fundação Carlos Chagas (FCC) ou procurar uma das agências autorizadas da Caixa Econômica Federal. Também na página da FCC o candidato consegue informações sobre a data da prova para cada cargo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.