SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís realizou neste domingo (06) o concurso público para agente de trânsito da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos. Dos 5.954 inscritos, 589 não compareceram ao local das provas realizadas às 15h no Centro Universitário do Maranhão (CEUMA) – Campus I, no bairro Renascença. O gabarito está previsto para ser divulgado nesta terça-feira (08) e o resultado das provas objetivas, no dia 29 deste mês. Os candidatos, que disputam 350 vagas, serão submetidos, ainda, às avaliações de capacidade física e psicológica.
De acordo com o calendário divulgado pelo Instituto Movens, responsável pela organização do concurso, os candidatos ao cargo de agente de trânsito poderão entrar, nos dias 9 e 10 deste mês (quarta e quinta-feira), com recurso relativo às provas objetivas realizadas neste domingo. No dia 29 deverá ser divulgado o resultado das provas e convocação para a avaliação de capacidade física que será aplicada no dia 03 de junho. O resultado do teste físico sairá no dia 22 de junho e a avaliação psicológica será feita no dia 24 de junho. O resultado final do concurso para agente de trânsito está previsto para ser divulgado no dia 18 de julho.
Para garantir tranqüilidade e segurança durante a aplicação das provas objetivas neste domingo, o Instituto Movens utilizou o trabalho de 343 profissionais entre coordenadores, pessoal de apoio, assistentes, fiscais, médico, intérprete de libras, ledor (pessoa que interpreta a prova para deficientes visuais) e dois delegados da Polícia Federal (PF), além de policiais civis e militares e agentes da PF.
A coordenadora do Instituto Movens em São Luís, Neuza Buzar, explicou que para impedir o uso de equipamentos eletrônicos e aparelhos eletroeletrônicos, como celulares, computadores de mão e mp3, os candidatos passavam por detectores de metais sempre que precisavam se deslocar ao banheiro.
Dos dois inscritos para realizar as provas em condições especiais – deficiência auditiva e visual – apenas um candidato compareceu para se submeter ao concurso. Matias Cesário Rodrigues, usuário de aparelho de surdez, recebeu o auxílio da intérprete de libras Lorena Batista Vieira que fez a leitura labial das informações sobre as provas repassadas pelos coordenadores em sala. É que Matias Rodrigues não pôde fazer o concurso utilizando o aparelho de surdez.
Neuza Buzar disse que 80% dos candidatos que fizeram provas para agente trânsito são do sexo masculino. Waldemir Miranda Gonçalves Silva, trabalha como office boy e está investindo em concursos porque procura estabilidade. “Já fiz outros concursos e estou intensificando os estudos para conseguir aprovação”, contou. Ele disse que trabalha o dia todo e acorda diariamente às 4h da madrugada para estudar. A mesma opinião tem o estudante de Administração de Empresas, Alacir Rodrigues. “Busco principalmente um emprego seguro”, acrescenta o universitário.
Para conquistar uma vaga de agente de trânsito muitos candidatos submeteram-se a uma longa rotina diária de estudo, em casa ou nos cursinhos reparatórios. Este é o caso do técnico em Radiologia e estudante de Fisioterapia, Jerson Paiva Teixeira, que já fez vários concursos públicos, sendo o último o da Prefeitura de São Luís para o cargo de agente administrativo, realizado no dia 29 do mês passado. Ele conta que dividia seu tempo entre o trabalho, a faculdade, o cursinho e quando chegava em casa à noite ainda estudava até a madrugada. “Invisto nos estudos porque busco estabilidade e a segurança no emprego”, contou o candidato.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.