SÃO PAULO - O governo federal está determinado em reduzir o número de empregados terceirizados e contratações sem concursos no poder público. Por isso, nos próximos anos, uma grande quantidade de concursos públicos, para a seleção de funcionários permanentes, deve ser realizada. Neste ano, somente no Executivo federal (ministérios e agências reguladoras) 28,7 mil vagas devem ser abertas, um crescimento superior a 30% em relação ao ano passado.
Segundo o Ministério do Planejamento, entre as vagas do Poder Executivo com concurso previsto para este ano, os salários iniciais variam de R$ 1,3 mil a R$ 7,1 mil. Entretanto, além das vagas em ministérios e agências reguladoras, o Orçamento federal de 2007 prevê 799 postos de trabalho no Legislativo (Câmara, Senado e Tribunal de Contas da União) e a contratação de quase 15 mil pessoas no Poder Judiciário.
De olho no aumento do número de vagas e na estabilidade que o serviço público oferece, milhões de brasileiros buscam oportunidades nos serviços públicos federal, estadual e municipal. Para conquistar um cargo, vale de tudo: deixar o emprego para estudar para concursos, fazer jornada dupla de trabalho e estudo, fazer cursinho e até comprar apostila para estudar sozinho.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.