Oportunidade

IBGE deve abrir concurso público com mais de 1,4 vagas em 2015

As vagas foram solicitadas pelo instituto, após fim da última greve.

Diego Sousa / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
Instituto aguarda apenas a autorização das vagas para organizar concurso.
Instituto aguarda apenas a autorização das vagas para organizar concurso. (Reprodução / Internet)

IMPERATRIZ – Com o fim do ano se aproximando, muitas pessoas começam a se planejar para 2015, visando novas oportunidades e melhor estabilidade financeira. Buscando esse objetivo, candidatos já se preparam para concursos públicos, como o do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que deve oferecer, nos próximos meses, mais de 1,4 mil vagas em cargos de nível médio e superior.

O concurso era aguardado para ser realizado ainda em 2014, pois, após a última greve da categoria, encerrada no mês de agosto, o diretor-executivo do IBGE, Fernando Abrantes, anunciou que o instituto solicitou ao Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) a autorização de 1.044 vagas para Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas (nível médio) e mais de 300 vagas para Analista e Tecnologista (nível superior).

Segundo informações do IBGE, existem, atualmente, cerca de 6 mil funcionários no quadro de servidores efetivos. O novo concurso visa substituir grande parte dos funcionários contratados, que somam mais de 4 mil, além de muitos servidores que se aposentaram ou abandonaram o cargo. A abertura do certame era uma das reivindicações do Sindicato Nacional (ASSIBGE), durante a greve.

Remuneração

De acordo com o edital do último concurso do IBGE, realizado em 2013, em todo o país, a remuneração básica varia em torno de R$ 3 mil, para os cargos de nível médio, e R$ 7 mil, para nível superior, dependendo da titulação acadêmica do candidato aprovado. Todas as etapas do concurso foram organizadas pela Fundação Cesgranrio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.