O prefeito de Centro Novo do Maranhão, Júnior Garimpeiro (PP), foi recolhido ao Complexo Penitenciário após entregar-se na Policia Federal. Ele estava foragido por duas semanas.
Contra Júnior Garimpeiro pesam acusações de extração e venda ilegal de ouro. Ele estava com prisão preventiva decretada desde o dia 15 de setembro.
Em sua investigação, a Polícia Federal alega que o prefeito de Centro Novo do Maranhão é um dos responsáveis pelo desmatamento de mais de 60 mil hectares de mata, para a instalação de garimpos ilegais, com uso de substâncias tóxicas e prejuízo ao meio ambiente.
Continua após a publicidade..
A Polícia Federal chegou a Júnior Garimpeiro por meio da Operação Curimã, realizada com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que estaria desmatando extensas áreas e transformando em garimpos ilegais de ouro na região de Centro Novo do Maranhão.
Durante a operação, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva expedidos pela Justiça, no Maranhão e Pará.
Foram apreendidos dois veículos novos e escavadeiras usadas na retirada ilegal de ouro, 250 munições, oito armas de fogo, um silenciador, dois coletes balísticos e aproximadamente dois quilos de ouro.
Saiba Mais
- PF realiza operação contra desvios em 5 municípios do MA em menos de 1 semana
- PF realiza operação contra desvio de recursos em três cidades do MA
- PF mira contratos de R$ 2,4 mi com empresa fantasma em São Luís
- Polícia Federal bloqueia R$ 1,2 milhão em ação contra desvios na Saúde de SL
- Operação Dominica Potestas combate o tráfico de pessoas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Cidades