Conferências

Ciclo de debates sobre filosofia

Encerramento do Ciclo de Conferências sobre Teoria da Afetividade e Filosofia das Psis, evento de iniciativa da Universidade Federal do maranhão, acontece hoje, com a participação da professora Mariana de Toledo Barbosa e transmissão pelo YouTube

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Professora Mariana Barbosa está na programação de encerramento
Professora Mariana Barbosa está na programação de encerramento (Mariana)

São Luís -A professora de Filosofia Contemporânea Mariana de Toledo Barbosa, do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense encerra, hoje, às 17h, a programação do Ciclo de Conferências sobre Teoria da Afetividade e Filosofia das Psis. O evento, que começou no dia 17 de setembro, será transmitido ao vivo por meio do perfil do PGCult UFMA no YouTube.
O evento é uma iniciativa do grupo de pesquisas e estudos em Teoria da afetividade e Filosofia das Psis, pelo Programa de Pós graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) e pela Coordenação do Curso de licenciatura em Ciências Humanas campus Pinheiro.

Mariana de Toledo Barbosa ministrará a conferência intitulada “Desejo e prudência em Gilles Deleuze”. A professora vai explorar o conceito de desejo proposto por Deleuze e Guattari, em que o desejo deixa de ser pensado como algo que parte de um sujeito em direção a um objeto, para ser pensado como a construção de um campo de imanência, em que não há mais sujeitos e objetos constituídos.

“Trata-se de uma construção que envolve uma experimentação, já que não se sabe de antemão como conduzi-la. Consequentemente, não há desejo sem riscos. A prudência se apresenta, neste contexto, como uma regra imanente à experimentação, uma espécie de dosagem que faz frente a esses riscos. Embora os riscos não possam ser completamente evitados, podem ser dosados, e isto é uma condição para que a experimentação desejante continue a ocorrer. Na abordagem destes temas, a pesquisadora abordará ainda a influência de Espinosa na criação do conceito deleuziano de prudência”, explica a professora.

O objetivo do Ciclo de Conferências é divulgar as pesquisas desenvolvidas nas áreas de ciências humanas, sociais e de saúde. Segundo o organizador do evento, professor doutor Flávio Freitas, a iniciativa decorre da tentativa de integrar, em dois sentidos convergentes, as pesquisas acerca das teorias da afetividade/paixões da Idade Moderna da Filosofia e das filosofias das Psicanálises e das Psicologias.
“É um modesto esforço para contribuir na integração da comunidade acadêmica local junto a essas pesquisas e constitui, também, a busca de cuidadosamente fomentar e sistematizar algumas dessas discussões”, detalha.

Pesquisadora
Mariana de Toledo Barbosa possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Filosofia (2012), realizado em regime de co-tutela entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Université Paris Nanterre. Fez pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense (2014). Foi professora de Psicologia e Filosofia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro entre 2014 e 2015. Desde 2015, é professora de Filosofia Contemporânea do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense.

Ao longo de seu percurso, se dedicou sobretudo a pesquisas em filosofia e psicanálise. Tem experiência profissional em clínica psicanalítica e saúde mental.

Serviço

O quê

Ciclo de Conferências sobre Teoria da Afetividade e Filosofia das Psis

Quando

Hoje, às 15h

Onde

Transmissão pelo perfil do PGCult UFMA no YouTube

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.