Sinal verde?

CBF retoma discussão para público em jogos do Sampaio na Série B

A agenda é decisiva para o recebimento ou não de torcedores em jogos da "Bolívia" que se respalda no anúncio do prefeito de São Luís, Eduardo Braide

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Torcida está com saudade da Bolívia no campo
Torcida está com saudade da Bolívia no campo (Sampaio)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio de Conselho Técnico, retomará hoje a partir das 15h, em encontro híbrido, a discussão para a volta de público nos estádios dos clubes pertencentes à Série B. O Sampaio Corrêa, representante maranhense na competição, estará representado pelo departamento jurídico.

A agenda é decisiva para o recebimento ou não de torcedores em jogos da “Bolívia” que se respalda no anúncio do prefeito de São Luís, Eduardo Braide que, na quarta-feira, 16, autorizou a presença de público nos estádios. No entanto, é necessário também o aval da CBF.

Em pauta, a continuidade ou não do pré-acordo firmado na primeira reunião entre as agremiações, no dia 8 deste mês. Na ocasião, por maioria dos votos, deliberaram que o retorno do público somente se dará quando pelo menos 80% dos municípios comprovarem a liberação das autoridades sanitárias dos locais.

Os clubes decidiram, por unanimidade, conjuntamente pleitear junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol a reconsideração ou reforma da decisão liminar que autorizou o Cruzeiro Esporte Clube a retornar com o público em suas partidas como mandante, em respeito ao regulamento da competição aprovado em reunião de Conselho Técnico realizada no dia 25 de março de 2021.

Ontem (16), o time celeste jogou contra o Operário (PR) mais uma vez com a presença de torcedores na Arena em Sete Lagoas (MG).

O desfecho do encontro de hoje é considerado, nos bastidores, como imprevisível. Se por um lado, a CBF tenta manter a isonomia da competição, com o máximo possível de clubes autorizados a receberem público, por outro, a ausência de público, perda de receitas achataram o orçamento dos clubes, que querem novamente a receita das bilheterias.

O Sampaio segue em compasso de espera e aguarda pelo desfecho do que será abordado via Conselho Técnico para, dependendo do resultado, requerer ou não de forma judicial a presença de público, com base na autorização concedida pela Prefeitura de São Luís.

O Moto Club, por sua vez, espera inicialmente passar de fase na Série D para, dependendo da posição da CBF, acionar ou não a Justiça. A Federação Maranhense de Futebol (FMF) também, em tese, apoia a presença de público. Se houver consenso pela volta dos torcedores hoje (17), o jogo entre Sampaio (MA) e Brusque (SC) na terça-feira, dia 21, às 19h, deve receber torcedores.


Protocolos

Em reunião realizada ontem (16) na sede da Prefeitura, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) repassou a membros de clubes – dentre eles, Sampaio Corrêa e Moto – as regras para o recebimento do público. Dentre elas, a comprovação do recebimento de duas doses de vacina, além de apresentação de teste PCR e uso obrigatório de máscaras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.