Presidentes da Academia Maranhense de Letras
José Carlos Sousa Silva
Eu já escrevi e só falta ser publicado o livro “Galeria dos Presidentes da Academia Maranhense de Letras”.
Na elaboração desse livro eu recebi apoio e aprovação do ilustre escritor, professor, Dr. Lino Raposo Moreira, Ocupante da Cadeira nº 7 (sete) na Academia Maranhense de Letras e assim é também meu Confrade, pois nela estou e sou Ocupante da Cadeira nº 33.
Já foram Presidentes da Academia Maranhense de Letras José Ribeiro do Amaral, Alfredo de Assis Castro, Benedito Barros e Vasconcelos, Armando Vieira da Silva, Astolfo Serra, Nascimento Moraes, José Luso Torres, José Ribamar Pinheiro, Clodoaldo Cardoso, Mário Meireles, José Sarney, Luiz de Moraes Rêgo, Jomar Moraes, Joaquim Itapary, Lino Raposo Moreira, Milson Coutinho, Benedito Bogéa Buzar, e é atualmente Presidente Carlos Thadeu Pinheiro Gaspar.
Todos os Presidentes da Academia Maranhense de Letras, em suas atuações, revelaram sempre inteligência, cultura com apoio na legalidade, no justo, no adequado e na honestidade e assim em benefício dessa Instituição e de todos os seus Membros Efetivos.
Assim sendo, todos eles permanecem na história da Academia Maranhense de Letras, onde permanecem e permanecerão como seus Imortais.
A Academia Maranhense de Letras foi fundada em 10 de agosto de 1908 e, em 10 de agosto de 2021, completou 113 anos e é, até hoje, uma Instituição importantíssima para a inteligência e cultura do povo maranhense, especialmente.
Os Presidentes da Academia Maranhense de Letras são também Membros Efetivos da História da Literatura.
Eles são expoentes da inteligência e da cultura com resultados benéficos para muitas gerações.
Sempre souberam ocupar os seus espaços físico, social e cultural e assim estão na Imortalidade.
Cada pessoa existe porque nasceu, porém o mais importante é crescer através da força da inteligência e da ampliação do conhecimento constante.
Eles são expoentes da inteligência e da cultura com resultados benéficos para muitas gerações.
Sempre souberam ocupar os seus espaços físico, social e cultural e assim estão na Imortalidade.
Cada pessoa existe porque nasceu, porém o mais importante é crescer através da força da inteligência e da ampliação do conhecimento constante.
A Academia Maranhense de Letras é secular e assim continuará na valorização da inteligência e da cultura, o que é muito importante para o povo maranhense, especialmente, e com repercussão positiva para o povo brasileiro também.
As suas atribuições estatutárias têm sido cumpridas integralmente e assim continua essa Instituição fazendo o necessário diante do povo.
A Academia Maranhense de Letras nunca cometeu nenhum erro sob a administração correta dos seus Presidentes.
Aqui, hoje, quero registrar a minha eterna satisfação após conhecer a atuação perfeita de todos os Presidentes da Academia Maranhense de Letras durante todo o seu tempo próprio e do seu espaço físico.
A Academia Maranhense de Letras merece o apoio sempre do povo maranhense para continuar existindo e crescendo.
Vamos, portanto, juntos conhecer a amplitude da Galeria dos Presidentes dessa Academia muito importante e que é eterno abrigo da inteligência e cultura.
Advogado, jornalista e professor universitário. Membro da Academia Maranhense de Letras. E-mail: jcss@elo.com.br
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.