Uma cestinha de frutas e outras guloseimas dispostas em uma toalha, para degustar aproveitando a natureza. Essa é a essência dos piqueniques que, nos últimos tempos, tem sido mais comuns em parques e espaços públicos de São Luís.
Famílias, casais apaixonados têm escolhido esse tipo de programa como uma forma de lazer. Parques como Bom Menino, Rangedor, praias e praças como a Benedito Leite são espaços que estão sendo utilizados como espaços de lazer e trazem boas opções para contemplar a cidade.
Tomando alguns cuidados, como descartando corretamente o lixo, o evento pode ser muito agradável e criar boas lembranças familiares com a cidade.
Praça Benedito Leite
Localizada no centro de São Luís, já foi denominada Largo do João Velho, Praça da Assembleia e Jardim Público 13 de Maio, faz parte do conjunto arquitetônico tombado pelo Iphan, desde 1955, o espaço foi revitalizado durante o governo de Benedito Leite, em 1906. Com o novo projeto de paisagismo desenvolvido por Anísio Palhano de Jesus, a praça foi rebatizada em homenagem ao governador e a estátua feita em Paris pelo escultor francês François Emile Decarchemont, foi inaugurada na manhã do dia 28 de fevereiro de 1912.
Atualmente o espaço é conhecido pela realização do projeto Feirinha São Luís que, aos domingos, tem levado um grande número de famílias para o local, tanto que a Prefeitura de São Luís destinou um espaço para a realização de piqueniques no local, durante a realização do evento.
Parque Estadual do Sítio Rangedor
Localizado entre os bairros Cohafuma e Calhau, com funcionamento das 5h às 11h e das 16h às 21h, todos os dias, o espaço é composto por oito praças, equipamentos esportivos e playgrounds, pista para caminhada e ciclovia.
Parque do Bom Menino
Inaugurado em 1970, em uma série de intervenções urbanas, o Parque do Bom Menino é localizado na região central de São Luís. A entrega oficial do Parque do Bom Menino – já com este nome – aconteceu (de acordo com pesquisa feita por O Estado com base em artigos e jornais da época) no dia 31 de janeiro de 1970. Segundo pesquisadores, a construção da área ocorreu durante a administração do então governador do Maranhão, José Sarney, e os serviços foram tocados pela Secretaria de Viação e Obras Públicas, às margens da Avenida Kennedy, feita por intermédio do gestor e cujo nome fora inspirado no ex-presidente norte-americano. O espaço, utilizado para a prática de esportes também tem sido cenário para diversos piqueniques.
Origem do termo
De acordo com historiadores, o piquenique é uma invenção francesa, embora já fosse costume de pastores, caçadores e viajantes o ato de comer ao ar livre, atribui-se aos franceses a criação do termo le pique-nique, sendo deles os registros históricos e literários mais antigos sobre o tema.
A prática de comer ao ar livre como lazer tem origem sofisticada e seria uma atividade dos novres e ricos que foram foram desenvolvendo seu estilo desde a época medieval, passando das festas de caça ao ar livre para os banquetes nos jardins durante a Renascença e época Vitoriana.
Estima-se que ps primeiros piqueniques foram festas medievais, feitas antes das caçadas, elas viraram moda no século XIV na Inglaterra e França. Gaston de Foiz, autor do livro Le Livre de chasse (1387) detalhou pela primeira vez um evento típico, destacando inclusive a gastronomia com pâtisseries, carnes e pães.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.