Posse de Marcelo
Em sessão extraordinária realizada na tarde de ontem, o ex-chefe da Casa Civil do governo do Estado, Marcelo Tavares, tomou posse no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.
Aos 50 anos, o ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Marcelo passa a ocupar a vaga de conselheiro aberta com a aposentadoria compulsória de Raimundo Nonato Lago.
Em formato semipresencial, a sessão foi conduzida pelo conselheiro presidente Washington Oliveira a partir do plenário do TCE, com a presença dos conselheiros Caldas Furtado, Álvaro César e Jorge Pavão, do conselheiro substituto Osmário Guimarães e dos procuradores de Contas Jairo Cavalcanti Vieira e Douglas Paulo da Silva.
Saudação
Depois de prestar juramento, o novo conselheiro do TCE ouviu a saudação oficial do decano da corte, conselheiro Raimundo Oliveira, representando os integrantes do Pleno.
Em sua fala, além de acolher, calorosamente, o novo membro da Corte, Oliveira procurou transmitir uma ideia da realidade atual do TCE maranhense. “Em sintonia com diretrizes nacionais, temos procurado nos colocar, menos como um órgão punitivo – sem abrir mão dessa prerrogativa –, e mais como um órgão que não mede esforços para orientar a gestão pública em benefício da sociedade, conforme expressa claramente a nossa Missão. Nesse esforço se inclui a dimensão pedagógica da atuação do TCE e o estímulo ao controle social, por meio do controle das ferramentas de transparência e do diálogo permanente”, disse ele.
Agradecimento
Em seu discurso de posse, além de agradecer pela acolhida calorosa, o novo membro da Corte de Contas maranhense reafirmou sua disposição de colocar sua experiência de vida pública a serviço do Tribunal, para ele um órgão cujas atribuições têm um grande papel decisivo a desempenhar no sucesso das políticas públicas e na construção de um Maranhão socialmente mais justo.
AA celebra 74 anos
Esta semana, entre 1º e 7 de setembro, os quase cinco mil grupos de autoajuda conhecidos como AA (Alcoólicos Anônimos) celebram os 74 anos da chegada da irmandade ao Brasil.
No Maranhão, instalada há 64 anos, as salas prepararam intensa programação, principalmente destinada ao ingresso de portadores da doença do alcoolismo.
Está nas redes sociais da irmandade a programação.
Drama familiar na TV
Bem-vindo à Vida foi a atração da Sessão da Tarde, ontem, na TV Mirante. O longa conta a história de Sam (Chris Pine), jovem que descobre ter uma meia-irmã após a morte do pai, que lhe deixou um bilhete póstumo pedindo que a encontre para dividir a herança. Ao procurar por Frankie (Elizabeth Banks), inicialmente sem revelar o parentesco, Sam acaba mudando toda sua vida, incluindo as relações com a mãe (Michelle Pfeiffer) e a namorada (Olivia Wilde). O filme é inspirado na vida do diretor, Alex Kurtzman, que conheceu parte da família apenas depois de adulto.
TRIVIAL VARIADO
Muito oportuno o artigo de Nilson Souza confessando-se um espião das redes sociais. Diz ele que pouco publica ou repassa, mas, sempre que possível, dá uma olhada nas publicações alheias, tanto do seu círculo de amizades quanto de pessoas distantes e desconhecidas.
Confesso que costumo fazer o mesmo. De vez em quando também fico chocado com a polarização, com a agressividade, com a invasão e a exposição de intimidades. Mas, em contrapartida, tenho visto gente fazendo postagens úteis, inteligentes e de interesse coletivo.
Os campeões do bem, no meu conceito, são aqueles e aquelas que se preocupam em fortalecer a autoestima alheia, sem resvalar para a bajulação e para a hipocrisia. Publicam mensagens positivas e não hesitam em reconhecer e aplaudir sempre que algum interlocutor faz o mesmo.
Alguns até tomam cuidado para não se envolver em polêmicas inconsequentes que só servem para gerar antagonismos e inimizades, mas também se posicionam com firmeza quando demandados em questões relevantes.
Admiro os que lideram e se engajam em campanhas de interesse público e de defesa de causas humanitárias, colocando-se desinteressadamente a serviço de pessoas necessitadas, de animais abandonados, do meio ambiente. Tem muita gente que faz isso sem se preocupar com reconhecimento ou com audiência.
Outros e outras procuram compartilhar informações verdadeiramente preciosas - oportunidades de emprego, endereços úteis, dicas de segurança, ofertas vantajosas, cursos e programas acessíveis.
Refiro-me, evidentemente, às pessoas que repassaram notícias de forma responsável e extraídas de fontes confiáveis, pois não são poucos os bem intencionados que caem nas armadilhas da precipitação e do alarmismo.
Finalmente, destaco os olheiros da beleza cultural e artística – aqueles e aquelas que garimpam concertos maravilhosos, vídeos encantadores, belas paisagens, livros imperdíveis e viagens de sonho, sempre com o propósito de dividir suas descobertas e suas emoções com amigos e seguidores.
Aqui, também, o termômetro é o bom gosto e a sensibilidade para não aborrecer nem tomar o tempo de quem o tem escasso. O máximo de sensatez no uso de redes sociais é o autoteste da reciprocidade.
DE RELANCE
Restrições aos brasileiros
Ainda que de forma gradual, os países têm flexibilizado as restrições sanitárias na hora de permitir a entrada de turistas. Viajantes oriundos do Brasil, no entanto, ainda enfrentam restrições em uma série de nações, como Peru, Reino Unido e Itália, por exemplo. Mas há governos que, recentemente, passaram a receber brasileiros, como é o caso de Portugal e Suiça. Os continentes mais “receptivos”, por enquanto, são as Américas e a Europa.
Restrições aos brasileiros...2
Quais países já estão recebendo turistas do Brasil nas Américas? Argentina, onde os viajantes estão sujeitos a dupla testagem – exame PCR até 72 horas antes do embarque e teste de antígeno na chegada ao país –, além de cumprimento de quarentena obrigatória de sete dias e realização de novo exame PCR após esse período; Bolívia, onde não há restrição a voos ou passageiros provenientes do Brasil, mas é preciso apresentação de PCR com resultado negativo, feito até três dias antes da data de entrada na Bolívia.
Restrições aos brasileiros...3
Tem mais: Chile, onde a entrada de estrangeiros não residentes está sujeita à permissão de autoridade consular chilena. Ao ingressar no território, o viajante deve fazer uma quarentena de 10 dias em um hotel de trânsito e, nesse período, poderá se sujeitar a testes para covid-19; na Colômbia não há regras proibitivas de ingresso de passageiros estrangeiros. Mesmo a apresentação de exame PCR deixou de ser exigida; no Equador, passageiros oriundos do Brasil devem apresentar teste tipo
PCR com resultado negativo para covid-19, feito 72 horas antes do embarque.
Restrições aos brasileiros...4
Os Estados Unidos, que é um dos países preferidos de brasileiros, a entrada de estrangeiros que estiveram nos 14 dias anteriores, no Brasil, está restrita a cidadãos norte-americanos, residentes permanentes e alguns casos especiais, como portadores de vistos diplomáticos e oficiais. Isso obriga brasileiros a passar esse período em um terceiro país que não tenha restrições do governo norte-americano, como o México e o Panamá. O México não adotou restrição a voos ou a passageiros
procedentes do Brasil.
Restrições aos brasileiros...5
Não há regra de proibição à entrada no Paraguai. Viajantes do Brasil devem apresentar, no embarque, teste de covid-19 negativo, feito até 72 horas antes, e o formulário “Declaração de Saúde do Viajante”, preenchido até 24 horas antes. Na África do Sul não há proibição de voos e nem de entrada de viajantes. O passageiro deve apresentar, na chegada ao país, certificado em inglês de teste PCR com resultado negativo, feito até 72 horas antes do embarque.
Restrições aos brasileiros...6
Apenas viajantes vacinados podem entrar no Catar. Apenas cidadãos chineses ou estrangeiros portadores de visto válido, emitidos após março de 2020, podem voar para a China. Na Europa, pessoas com vacinação completa contra o coronavírus e que foram imunizadas com as vacinas Pfizer, Janssen, Moderna e AstraZeneca podem entrar na Alemanha. A CoronaVac ainda não foi validada pelo instituto.
Restrições aos brasileiros...7
Na Espanha, os brasileiros imunizados em regime completo com as vacinas Pfizer, AstraZeneca, Janssen ou CoronaVac, pelo menos 14 dias antes de sua chegada ao país, não necessitarão de quarentena ou exame adicional. Na França, brasileiros vacinados devem apresentar comprovante de ciclo de vacinação completo com vacina aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e declaração de honra atestando não ter sintomas de covid-19 e não ter entrado em contato com pessoas positivadas.
Restrições aos brasileiros...8
Para entrar em Portugal, os passageiros procedentes do Brasil não são mais obrigados a cumprir quarentena. Para viajar para Portugal de avião, os passageiros devem apresentar um passaporte sanitário ou o resultado negativo de um teste PCR ou de antígenos. Os governos dos dois países trabalham em um acordo para reconhecimento de vacinas.
Para escrever na pedra:
“O mais irritante no amor é que se trata do tipo de crime que exige um cúmplice”. De Charles Baudelaire (1821-1867), escritor francês.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.