São Luís - Apesar de ser um período de estação seca, o mês de agosto, além do sol intenso, tem sido marcado por chuvas fortes, embora passageiras. Historicamente, o período é marcado por altas temperaturas e ventos fortes. Essas chuvas atípicas acabam ocasionando transtornos no trânsito e alagamentos em vários bairros de São Luís.
Segundo o meteorologista Halan Cerqueira, do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), chuvas no mês de agosto são incomuns na Ilha de São Luís, mas podem ocorrer. Nas últimas semanas, as precipitações têm caído com mais frequência à tarde.
“Apesar de, oficialmente, estarmos em um período seco, ainda persistem as características do período transitório. Na verdade, são chuvas tipicamente convectivas, mas logo vão passar e entraremos no clima do período seco propriamente dito”, disse Halan Cerqueira, acrescentando que o volume de chuvas previsto para este mês é de 30mm.
Quase toda a região Nordeste do Brasil está sob o domínio de uma forte massa de ar seco. Este grande sistema de alta pressão que influencia a região impede que nuvens de chuva sejam formadas sobre o interior dos estados, o que é comum nesta época do ano. No entanto, as chuvas ainda podem se espalhar pelo litoral nordestino, e é exatamente o que está acontecendo no Maranhão.
As chuvas deverão diminuir de intensidade conforme a proximidade do mês de setembro, período marcado por clima ameno, devido aos ventos fortes, principalmente nas regiões próximas ao litoral, o que diminui a sensação térmica. Por essa razão, para muitos ludovicenses, setembro é tido como um dos mais agradáveis meses do ano.
Saiba Mais
- Sol forte deve prevalecer no feriado em São Luís, aponta previsão
- Alerta meteorológico no MA indica transição para a estação de chuvas
- “Calorão” deve se manter, segundo meteorologistas
- Chuvas no norte do Maranhão devem seguir até junho, dizem meteorologistas
- Tempestades e tornados deixam dezenas de mortos nos EUA
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.