O Governo Federal nomeou o ex-deputado federal Gastão Vieira, filiado ao PROS do Maranhão, para exercer o cargo de presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação que, entre outras funções, é responsável pela gestão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e, ainda, pelo pagamento de merenda e de transporte escolar.
Vieira pertencia aos quadros do PMDB até o ano passado e já foi ministro do Turismo no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff.
Ele assume o comando do FNDE em substituição a Antônio Idilvan de Lima Alencar, que estava no posto desde fevereiro de 2015, sob a indicação do ex-ministro da pasta Cid Gomes.
O movimento foi considerado uma contrapartida da articulação política da presidente Dilma Rousseff (PT) no esforço pela garantia de alguma margem na Câmara dos Deputados para evitar o processo de impeachment. O PROS tem seis deputados federais.
As respectivas portarias de nomeação de Vieira e exoneração de Alencar foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de ontem. l
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.