Saúde

Excesso de peso nas mochilas pode trazer vários problemas de saúde

A mochila é um dos itens mais caros da lista do material escolar.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h26

TIMON - Você já comprou a mochila do seu filho? O ano escolar está começando e os pais precisam redobrar a atenção. O excesso de peso pode trazer vários problemas de saúde.

Veja, ao lado, na reportagem de Marcelo Fontenele e José Mendes.

A mochila é um dos itens mais caros da lista do material escolar. Pesa no bolso dos pais, mas não deve pesar nas costas das crianças, mas nem sempre é assim. A professora Olivanda Xavier diz que o filho dela costuma levar muita coisa na mochila.

A caixa de Farmácia, Rosa Oliveira, trouxe as filhas para a livraria. As meninas saíram daqui satisfeitas com as novas mochilas. E ela fez a escolha correta, quando comprou o produto que vem com as rodinhas. É o indicado pelos especialistas, para evitar problemas futuros de dores nas costas. Mas outras dicas, também, são importantes.

A carga da mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança, ou seja, se o aluno tiver 30 kg, a mochila deve pesar, no máximo, três quilos; A altura da mochila tem que ficar próxima da altura dos ombros. Outra dica é na hora da compra: a mochila deve ser do tamanho das costas da criança.

O médico ortopedista Portela Filho explica que a criança pode sofrer fortes consequências, se ela carregar a mochila pesada com muita frequência. E se o seu filho já apresenta algum desses problemas, é possível tratá-lo.

Brinquedos, instrumentos musicais, roupas e calçados extras também são responsáveis pelo excesso de peso nas mochilas escolares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.