Carros

Higienização do ar-condicionado do carro é necessária

Procedimento é rápido e garante funcionamento do equipamento por mais tempo.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h29

TIMON - Um item que não deveria ser opcional, pelo menos nos Estados no Nordeste em que quase todo o ano é indispensável o uso do ar-condicionado do carro. Só que especialistas afirmam que o uso prolongado do ar frio pode trazer alguns problemas.

Veja, ao lado, na reportagem de Josué Nogueira e José Mendes.

É importante que o motorista faça a higienização do ar-condicionado a cada dez mil quilômetros rodados, ou três vezes por ano. O procedimento é rápido e garante o funcionamento do equipamento por mais tempo. A limpeza, também, evita a proliferação de fungos e bactérias.

Andar pelas ruas é quase um sacrifício. Muito calor e uma sensação térmica de 40°C. Tem sido assim na região dos Cocais. Nos carros, o ar-condicionado virou item de necessidade, quase impossível ter um automóvel e não ter ele. Na concessionária, o volume de carros vendidos sem o item está abaixo de 3%. Além disso, a exigência está na boca do consumidor.

Apesar de um acessório tão comum, são poucos motoristas que se preocupam em buscar informações sobre o uso do ar-condicionado. Muitos esquecem que ele precisa de manutenção e a consequência pode ser grande para saúde. Olha a diferença entre esse filtro de ar velho e um novo.

O mecânico explica ainda que o procedimento de limpeza do ar-condicionado do veículo é rápido e não é caro. Outra dica é não ligar o ar-condicionado se a temperatura dentro do carro estiver muito alta. Abra a janela e deixe o calor sair antes de usar o equipamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.