Saúde

Em Timon, números da hanseníase preocupam

Estudo do Ministério da Saúde aponta redução em casos de hanseníase em todo o país.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h30

TIMON - Um estudo do Ministério da Saúde aponta para a redução nos casos de hanseníase em todo o Brasil. Mas, em Timon, os números preocupam. Para a coordenação de combate a hanseníase no município, falta informação.

Veja, ao lado, na reportagem de Josué Nogueira e José Mendes.

O medicamento é de graça e está disponível na rede pública, mesmo assim ficam guardados no centro de epidemiologia. A população anda desinformada sobre a hanseníase. Os profissionais também estão preocupados com os pacientes em tratamento, são duzentos e quarenta inscritos em Timon, por determinação do ministério da saúde eles devem antes de levar o medicamento para casa, tomar uma parte extra na frente de um agente de saúde. A precaução é para erradicar uma doença que teima em resistir.

De 2001 a 2010 foram notificados 2.094 casos. No ano passado, foram 208. E, este ano, até outubro, 112 casos foram registrados. Para diminuir a falta de conhecimento da população, um grupo trabalha nas escolas e nas ruas de Timon, a ideia é mostrar que a doença pode ser facilmente detectada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.