Mortalidade infantil

Pré-natal correto pode evitar a morte dos recém-nascidos

Com o pré-natal, médicos podem identificar problemas de saúde, evitando morte dos bebês.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h54

TIMON - Timon é o quinto município do Maranhão com o maior índice de mortalidade infantil. O mais grave é que muitas dessas mortes poderiam ser evitadas antes do parto. Com o pré-natal correto, as mães poderiam evitar a morte dos recém-nascidos. É com o pré-natal que os médicos podem identificar e tratar problemas de saúde, evitando, assim, a morte dos bebês após o nascimento.

Veja, ao lado, na reportagem de Josué Nogueira e José Mendes.

O acompanhamento pré-natal é importante porque identifica e trata problemas de saúde que podem acontecer durante a gestação e evitar a morte do bebê recém-nascido. Um pacto entre a Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e governos estadual e municipal prevê, para até dezembro deste ano, reduzir em 10% a mortalidade infantil por causas preveníveis no Maranhão. Com planos de trabalho das equipes de saúde e empenho das futuras mamães.

Atualmente no Brasil, a taxa de mortalidade é de 19,88 bebês mortos para cada mil nascidos. No Maranhão, é de 35 para cada mil nascidos. Em 17 municípios maranhenses a situação é mais grave ainda. Em Timon, por exemplo, seguindo a média de mortalidade infantil do município, 78 bebês, de um a 28 dias morrerão este ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.