Timon

Cresce o número de atendimentos odontológicos

Mesmo assim, dentistas ainda acreditam em problemas, já que procura não é para prevenção.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h54

TIMON - O número de atendimentos odontológicos em Timon cresceu nos últimos anos. São cerca de trezentas consultas por dia na zona rural e urbana da cidade. E os dentistas acreditam que esse é um avanço, mas, mesmo assim, ainda existem problemas. A prevenção, por exemplo, é deixada de lado. A procura por tratamento só ocorre quando o paciente não suporta mais a dor.

Veja, ao lado, na reportagem de Josué Nogueira e José Mendes.

O timonense esta cada vez mais preocupado com a saúde da boca, por dia são cerca de trezentos atendimentos na zona rural e urbana. Doenças da gengiva e cáries são os casos mais comuns nos postos de saúde e atingem crianças, adultos e idosos que muitas vezes só procuram o atendimento quando a dor se torna insuportável.

A facilidade de acesso está mudando a forma de agir dos pacientes, que hoje são bem mais exigentes, independente da classe econômica. Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que o Brasil ainda sofre com os problemas dentários. Segundo ela cerca de 80% dos idosos no país têm menos de 20 dentes e metade dos brasileiros entre 35 e 45 anos perdeu pelo menos 12 dentes. Este mapa mostra onde os idosos tem menos dentes no Brasil, quanto mais vermelho maiores são os casos, no Maranhão é na região central que a situação é mais crítica.

A prevenção é o método mais eficaz para manter uma higiene bucal adequada. E cuidar dos dentes é fundamental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.