Fim da paralisação

Greve de servidores do Detran é suspensa após governo abrir canal de diálogo

De braços cruzados desde 16 de novembro, os servidores pediram reajuste salarial e também fim de uso político do órgão.

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 26/03/2022 às 18h43
Servidores do Detran estavam com as atividades paralisadas desde 16 de novembro do ano passado (Foto: Matheus Soares/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Depois de quase um mês e meio de greve, os servidores do Detran do Maranhão decidiram, no domingo, 2, suspender a paralisação. A decisão ocorreu após conversa das categorias com Diogo Galdino, chefe da Casa Civil do governo de Flávio Dino (PSB).

A greve foi suspensa após assembleia geral dos servidores do órgão. Pelo site do Sindicato dos Servidores do Detran/MA, eles informaram que mais de 80% dos presentes apoiaram a suspensão da paralisação para que assim as conversas com o governo avancem.

Detran-MA aguarda suspensão de greve para seguir negociações

Servidores do Detran acusam Governo de manobra política no órgão

Servidores do Detran-MA entram em greve exigindo reajuste e valorização

Continua após a publicidade..

"A assembleia teve início às 19h40 e término às 22h38, decidindo os servidores pela suspensão da greve (80,8% a favor e 19,2% contra), com vistas à retomada das negociações, mas, dessa vez, com a presença do Secretário-Chefe da Casa Civil, pois os representantes do Governo que participaram das tratativas anteriores sempre alegavam que não possuíam poder de decisão. Com isso, os servidores do Detran de todo o Maranhão retornam aos seus postos de trabalho hoje (03/01), mas mantendo o estado de greve, ou seja, não fluindo as negociações, a categoria retomará, imediatamente, o movimento paredista", diz o site da entidade.

A conversa com o governo somente foi possível após os servidores protestarem durante ato de entrega da urbanização da Praia do Bonfim, na área Itaqui-Bacanga em que estava o governador Flávio Dino. O socialista garantiu aos servidores que conversaria com eles sobre as reivindicações que levaram à paralisação das atividades no Detran.

"Os servidores do Detran reivindicam, além de melhores condições de trabalho, a equiparação da Gratificação por Atividade de Trânsito (GAT) e o reajuste do auxílio-alimentação, pois a inflação aniquilou o poder de compra desses servidores, sobretudo daqueles que possuem salário-base de R$ 1.100,00 (mil e cem reais)", informa os servidores no site do sindicato.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.