Entrada e saída de São Luís

Fiscalização faz pente-fino em bombas e preços em postos de combustíveis da BR-135

O objetivo da fiscalização é verificar se os postos de combustíveis da entrada e na saída de São Luís estão funcionando dentro das normas legais.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 10/02/2026 às 14h53
A fiscalização observa ainda se os preços estão sendo informados corretamente nos postos.
A fiscalização observa ainda se os preços estão sendo informados corretamente nos postos. (Foto: Divulgação/MP-MA/Arquivo)

SÃO LUÍS – Uma operação de fiscalização está sendo realizada nesta terça-feira (10) em postos de combustíveis localizados na entrada e na saída de São Luís, ao longo da BR-135. A ação ocorre neste período que antecede o Carnaval, quando há aumento no fluxo de veículos na rodovia.

O objetivo da fiscalização é verificar se os estabelecimentos estão funcionando dentro das normas legais, assegurando segurança, qualidade dos combustíveis e transparência para os consumidores.

Fiscalização checa bombas e preços em postos

Durante a operação, equipes avaliam a integridade de tanques e bombas, as medidas de prevenção contra vazamentos, o funcionamento dos equipamentos de segurança e as condições sanitárias dos postos. Também estão sendo feitas a aferição das bombas, a verificação dos lacres do Inmetro e a análise da qualidade e da procedência do combustível vendido.

A fiscalização observa ainda se os preços estão sendo informados corretamente, se a bandeira do posto corresponde ao combustível vendido, se há indícios de práticas abusivas e se toda a documentação fiscal está regular.

Quais irregularidades já foram encontradas nos postos

De acordo com o Ministério Público do Maranhão (MP-MA), já foram identificadas irregularidades, como 

  • bomba de diesel com lacre violado
  • plano de selagem incorreto
  • vazamento interno de combustível
  • mangueira em mau estado de conservação

 

A operação segue também nesta quarta-feira (11), com a meta de fiscalizar postos da região. Quando uma irregularidade é constatada, o estabelecimento é notificado e pode ser convocado a prestar esclarecimentos, além de estar sujeito à aplicação de multa.

Participam da ação do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA), Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Delegacia do Consumidor (Decon).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.