Brandão terá dificuldade de compor chapa palaciana se tiver o apoio de Lula
Governador anunciou na terça-feira, 27, que Orleans Brandão é o candidato ao governo de sua escolha; quatro partidos estão na disputa pelas demais três vagas na chapa majoritária.
SÃO LUÍS - Quando o grupo político reúne muitos partidos, o problema na composição é quase impossível de não chegar. E isso vem acontecendo com o grupo palaciano. Muitas legendas e pouco espaço na chapa majoritária para abrigar as intenções eleitorais de aliados. Para eles, as vagas de candidato ao Senado parecem ser as mais dificéis de ser resolvidas.
Na reunião da terça-feira, 27, o governador Carlos Brandão (sem partido) anunciou o que todos já sabiam: o candidato ao governo que terá apoio do Palácio dos Leões será Orleans Brandão (MDB), secretário estadual de Assuntos Municipalistas. Pode até mudar, mas se tiver uma reviravolta completa no grupo lulista no Maranhão. Se o cenário for o atual, o MDB é que encabeçará a chapa majoritária.
Sobram as vagas de candidatos a vice-governador e senador. Para os três espaços, quatro partidos estão cotados para ter um indicado. O PP e União Brasil com a federação União Progressista, PT e o PDT. Do último, ao que tudo indica, ter o nome para o Senado depende somente da decisão do presidente Lula. O senador Weverton Rocha há tempo já teve o seu nome posto numa chapa que tiver o apoio de Lula. Brandão lembrou disso na reunião com os partidos.
Sobram duas vagas. O PT quer e o União Progressista também a vaga de candidato a senador. O presidente da federação, Antônio Rueda, e o presidente do PP, Ciro Nogueira, avisaram o governador que a federação indicará a primeira ou a segunda opção, nunca a terceira. Ou seja, Senado ou Senado. E o nome mais provável é do ministro André Fufuca (PP).
Os dirigentes disseram ainda que para a definição da primeira e segunda escolhas, o tamanho do partido deve ser levado em consideração. Como a federação reúne duas grandes legendas, se o critério for aceito, terá o direito de indicar a primeira opção.
Já o PT colocou em carta o nome da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), como uma opção de candidata a senadora pela legenda caso ela se filie.
Isso leva a um impasse e que já tem palaciano alegando que o PT seria contemplado duas vezes se as vagas do Senado: a primeira pela indicação de Lula e a segunda, por indicação do partido mesmo. E que não seria certo, segundo parte dos governistas. Mas será que Brandão alegará isso ao presidente?
Mas tudo isso, somente será definido após decisão do presidente Lula que, dependendo para onde ele levar o PT, pode mudar esse cenário palaciano completamente.
Lula ainda tenta acordo no Maranhão
Sobre decisão de Lula, o presidente mantém a mesma conversa desde o ano passado: ainda ouvindo pessoas para decidir o que fará no Maranhão. Ele ainda defende a recomposição da base e disse a interlocutores do estado que ainda precisa ouvir pessoas para decidir o que fazer.
Vale lembrar que uma opção apresentada pelo petista foi o da terceira via com uma candidatura ao governo do ministro de Esporte, André Fufuca, o que foi descartada pelo governador.
Carlos Brandão estará em Brasília na próxima semana e já se especula se ele estará com o presidente Lula de novo para tentar trazer a posição do petista no Maranhão.
Saiba Mais
- Caiado diz que respeitará decisão do PSD caso não seja escolhido candidato
- Presidente do TSE alerta para aumento de desinformação nas eleições
- Cármen Lúcia aponta IA e desinformação como desafios para eleições de 2026
- Ano eleitoral começa com novo desenho de blocos partidários no Senado
- Ano eleitoral não impede políticas públicas, mas encurta ritmo dos governos e do Congresso
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.