
Abril Verde: Engenharia em Defesa da Vida
Abril é o mês da cor verde na agenda da saúde e segurança do trabalho.
Abril é o mês da cor verde na agenda da saúde e segurança do trabalho. A campanha Abril Verde tem como principal objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. No Brasil, onde milhares de ocorrências são registradas anualmente, esse movimento representa um chamado urgente à reflexão, à responsabilidade e à ação. Mais do que isso, evidencia o papel central da engenharia — especialmente da Engenharia de Segurança do Trabalho — na proteção da vida.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA) promoverá, no dia 26 de abril, das 8h às 12h, um importante encontro técnico com profissionais reconhecidos nacionalmente por suas contribuições à área. O evento foi planejado pela Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes (CAPA), com apoio da Superintendência de Fiscalização (SUFIS), ambas com participação na programação por meio de palestras sobre a prevenção de acidentes na prática profissional e sobre a NR-10. A atividade integra a programação estadual da campanha Abril Verde, reforçando o compromisso da engenharia com a valorização da vida e a cultura da prevenção.
A CAPA integra a estrutura de suporte do CREA-MA, responsável por auxiliar tecnicamente os órgãos da estrutura básica do Conselho — composta pelo Plenário, Câmaras Especializadas, Presidência, Diretoria e Inspetorias. As comissões e grupos de trabalho, como a CAPA, exercem função de apoio estratégico, técnico ou consultivo, fortalecendo as ações institucionais. No caso específico da CAPA, esse suporte se dá por meio da análise e prevenção de sinistros e desastres relacionados às áreas da Engenharia, da Agronomia e das Geociências.
Sua atuação está alinhada aos princípios estabelecidos pela Resolução CONFEA nº 1.134, de 28 de outubro de 2021, em especial a fiscalização, de maneira prioritária e com profundidade adequada, das situações ou empreendimentos que possam representar riscos à sociedade ou ao meio ambiente, com ênfase em ações preventivas.
Nesse contexto, o Abril Verde se destaca como mais uma ação preventiva da CAPA, que também integra a programação com a palestra “Prevenção de Acidentes na Prática Profissional”, proferida pelo coordenador da Comissão.
A programação contará ainda com a presença de autoridades e especialistas em Segurança e Saúde no Trabalho. A fisioterapeuta Márcia Pereira, mestra em Ergonomia e certificada pela ABERGO e ABRAFIT, apresentará a palestra “Riscos Psicossociais x Ergonomia”. Em seguida, a engenheira industrial elétrica Carolina Garreto, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e mestra em Engenharia de Produção, abordará a aplicação prática da NR-10, norma que regula a segurança em instalações e serviços com eletricidade. A palestra é uma contribuição da Superintendência de Fiscalização do CREA-MA, da qual Carolina é Analista Fiscal – Elétrica, reforçando o papel institucional do Conselho na promoção de ambientes de trabalho mais seguros e em conformidade com a legislação.
Após um breve intervalo, o engenheiro civil e de segurança do trabalho Jofilo Moreira Lima, ex-secretário do Trabalho do MTE e ex-diretor técnico da FUNDACENTRO, fará uma análise dos avanços e desafios da NR-18, norma voltada à construção civil. Na sequência, a engenheira ambiental e de segurança do trabalho Monique Oliveira conduzirá um painel técnico sobre a concepção e o gerenciamento do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), conforme a NR-1, com espaço para debate entre os palestrantes e especialistas convidados.
O Abril Verde é, sobretudo, uma afirmação de que prevenir deve ser mais importante do que remediar. Nessa missão, o engenheiro de segurança do trabalho se destaca como figura essencial. Ele atua na supervisão, coordenação e orientação técnica dos serviços de engenharia voltados à segurança; estuda as condições dos locais de trabalho, instalações e equipamentos; planeja e implanta técnicas de controle de riscos; avalia ambientes insalubres e perigosos; analisa acidentes e propõe medidas preventivas e corretivas; elabora laudos e pareceres técnicos; projeta sistemas de segurança e proteção contra incêndios; orienta treinamentos e presta assessoria em locais de trabalho. Além disso, colabora na formulação de políticas e programas de prevenção, contribuindo ativamente para a preservação da integridade física dos trabalhadores.
Diante disso, a realização desse evento pelo CREA-MA reafirma o compromisso institucional com a valorização do exercício profissional ético e tecnicamente qualificado, essencial para a segurança da sociedade. A mobilização de todos os profissionais da área tecnológica contribui para o fortalecimento de uma cultura de prevenção no estado.
Em suma, no Abril Verde, celebramos o conhecimento técnico que salva vidas e reforçamos o papel transformador da engenharia no ambiente de trabalho.
Fontes:
[1] Resolução CONFEA nº 218/1973
[2] Resolução CONFEA nº 380/1993
[3] Lei Federal nº5.194/1966
[4] Lei Federal nº9.472/1997
[5] Constituição Federal de 1988
[6] Resolução CONFEA nº 1.073/2016
[7] Resolução CONFEA nº 1.134/2021
[8] Decisão Plenária n° 022/2021-PL/MA
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.