(Divulgação)
COLUNA
Rogério Moreira Lima
Engenheiro e professor, foi coordenador Nacional da CCEEE/CONFEA e vice-presidente CREA-MA (2022). É membro da Academia Maranhense de Ciência e diretor de Inovação na Associação Brasileira de
Rogério Moreira Lima

O Patrono da Cadeira 54 da AMC: O Legado de Luiz Phelipe Andrés para a Engenharia e o Patrimônio Maranhense

O Dia Nacional do Patrono da Construção Civil e dos Profissionais da Engenharia Civil, comemorado em 25 de outubro, faz alusão à beatificação de Frei Antônio de Sant’Ana Galvão em 1998.

Rogério Moreira Lima

No dia 1º de setembro de 2023, tive a honra de tomar posse na Academia Maranhense de Ciências (AMC), assumindo a cadeira 54, que tem por patrono o Eng. Civ. Luiz Phelipe de Carvalho Castro Andrés, um exemplo notável de dedicação à ciência, à engenharia e à preservação do patrimônio cultural maranhense, que nos deixou em 2021. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luiz Phelipe era mineiro de nascença, mas maranhense de coração, adotando o Maranhão como sua casa e sua causa ao longo de uma trajetória exemplar.

A proximidade com o dia 25 de outubro, celebrado na última sexta-feira, torna-se ainda mais significativa ao lembrar Luiz Phelipe, um grande engenheiro civil, professor e imortal das letras, cuja contribuição ao Maranhão é amplamente reconhecida por sua dedicação à preservação do Centro Histórico.

A data de 25 de outubro homenageia todos os engenheiros e engenheiras civis, sendo oficializada no calendário nacional pela Lei nº 13.359/2016. Vale ressaltar, porém, que o Sistema CONFEA CREA MÚTUA já havia incorporado essa celebração em seu calendário oficial deste de 2015, quando foi aprovada a agenda de datas comemorativas do Sistema, destacando o valor da engenharia civil para o desenvolvimento do Brasil.

O Dia Nacional do Patrono da Construção Civil e dos Profissionais da Engenharia Civil, comemorado em 25 de outubro, faz alusão à beatificação de Frei Antônio de Sant’Ana Galvão em 1998. Nesse dia, também é importante lembrar e exaltar o papel de figuras ilustres da engenharia civil, como Luiz Phelipe Andrés, que dedicou sua carreira ao desenvolvimento e à preservação cultural do Maranhão. Sua contribuição transcende a técnica, consolidando-se como um legado duradouro de proteção ao patrimônio histórico. Essa data comemorativa reforça o reconhecimento de engenheiros como Luiz Phelipe, cuja trajetória demonstra o impacto positivo da engenharia no progresso social e urbano.

Desde sua chegada ao Maranhão, em 1977, Luiz Phelipe foi um dos fundadores e coordenador, por mais de 27 anos, do Programa de Preservação e Revitalização do Centro Histórico de São Luís, contribuindo decisivamente para a conservação do patrimônio arquitetônico e cultural do estado. Ele também foi criador do Estaleiro Escola do Sítio Tamancão, no bairro Anjo da Guarda, uma iniciativa que integra o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), promovendo a valorização da construção naval artesanal e o desenvolvimento local. Além disso, ocupou a cadeira 23 na Academia Maranhense de Letras, sendo imortal das letras, e atuou como conselheiro do IPHAN, representando a sociedade civil em questões de preservação do patrimônio histórico.

Neste Dia do Engenheiro Civil é importante celebrarmos não apenas sua memória, mas o espírito de compromisso que ele representa para a engenharia civil e para a valorização da nossa história.

Fontes:

[1]Endereço para acessar o CV de Luiz Phelipe de Carvalho Castro Andrès: http://lattes.cnpq.br/0947307190365011

[2] Academia Maranhense de Ciências empossa novos membros em São Luís, disponível em https://www.uema.br/2023/09/academia-maranhense-de-ciencias-empossa-novos-membros-em-sao-luis/

[3] Engenheiro Luiz Phelipe Andrès morre em São Luís, disponível em https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2021/12/05/engenheiro-luiz-phelipe-andres-morre-em-sao-luis.ghtml

[4] https://amc-ma.org/membros-e-patronos/

[5]https://academiamaranhense.org.br/ocupantes/luiz-phelipe-andres/

[6] Morre aos 72 anos o Eng. Civ. Luiz Phelipe Andrés, disponível em https://www.creama.org.br/2024/03/15/morre-aos-72-anos-o-eng-civ-luiz-phelipe-andres/

[7] Confea celebra Dia do Engenheiro Civil, disponível em https://www.confea.org.br/confea-celebra-dia-do-engenheiro-civil-0

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.