SÃO LUÍS - O segundo suplente de deputado federal pelo União, Ivan Júnior, que no pleito de 2022 recebeu apenas 6.647 votos, deve assumir mandato na Câmara Federal a partir de janeiro de 2025.
Isso por que o titular do mandato, Juscelino Filho (União), atua como ministro das Comunicações no governo Lula e o primeiro suplente que está no exercício de mandato, Dr. Benjamin (União), foi eleito prefeito de Açailândia.
No mês de janeiro do próximo ano Dr. Benjamin assume o comando do Executivo Municipal de Açailândia e abre vaga para o segundo suplente na Câmara dos Deputados.
Advogado, Ivan Júnior tentou chegar à Câmara Municipal de São Luís no pleito deste ano, e recebeu 1.967 ficando como quarto suplente. O partido elegeu três vereadores: Marquinhos, Thay Evangelista e Professora Magnólia.
Leia também: 11 deputados federais foram eleitos prefeitos; 1 é do Maranhão
Ao Imirante.com, Ivan Júnior afirmou que aguarda com expectativa a possibilidade de assumir um mandato na Câmara Federal. Ele ponderou, contudo, que a consolidação do cenário dependerá da permanência de Juscelino no Governo Federal.
“Sim, essa é a perspectiva, caso o ministro Juscelino queira continuar no ministério”, destacou.
Ele também valorizou os votos recebidos no pleito em 2022.
Eleito, Juscelino Filho recebeu 142.419 votos e foi o quarto deputado federal mais bem votado no Maranhão.
O primeiro suplente, Dr. Benjamin, obteve 22.640 votos.
Já Ivan Júnior, na condição de segundo suplente, conquistou pouco mais de 6 mil votos, construindo um cenário inusitado, caso assuma o mandato na atual legislatura.
“Sim, foram pouco mais de 6 mil votos que estão abrindo a possibilidade de eu assumir. Mais do que nunca eu tenho que valorizar”, pontuou.
A bancada maranhense em Brasília é formada por 18 deputados federais e 3 senadores.
Saiba Mais
- Segundo turno das eleições 2024 registra abstenção próxima a 30% do eleitorado
- TSE: abstenção fica perto do total de eleitores ausentes na pandemia
- MA está entre os 15 estados que mais tiveram abstenções no 2º turno
- Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 7 de janeiro
- Boulos repete votação de 2020, apesar de apoio de Lula e campanha 10 vezes mais cara
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.