SÃO LUÍS - Na manhã desta quinta-feira (19) alguns pontos de São Luís sofreram com alagamentos causados pela maré de sizígia, que é influenciada pelas forças gravitacionais do Sol e da Lua.
Na Avenida Beira Mar a maré atravessou a via e chegou ao entorno da Praça Maria Aragão, causando alagamento em toda a área.
Outro ponto que também amanheceu alagado foi próximo à Praça da Camboa, que fica embaixo da Ponte Bandeira Tribuzi, na Rua do Machado. O alagamento cobriu alguns brinquedos e aparelhos que estavam instalados na praça.
Já na Avenida Nina Rodrigues, na Ponta da D’Areia, também não foi diferente: a maré subiu tanto que impossibilitou a passagem de carros pelo local.
Segundo o oceanógrafo Leonardo Gonçalves, o fato de a maré ter subido em grande quantidade deve-se a uma coincidência de fatores relacionados ao fenômeno do equinócio.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
“A gente não espera essa maré tão alta porque houve uma coincidência de fatores: o equinócio, na verdade, é quando temos o planeta Terra, o Sol e a Lua alinhados no plano do Equador. Então, esse momento traz uma maré um pouco mais alta do que o normal. No caso de hoje, a maré foi trinta centímetros acima da média normal que temos na cidade. Esses trinta centímetros já são suficientes para inundar alguns pontos que vemos, principalmente reentrâncias de manguezais e terrenos muito baixos da cidade, principalmente em cidades litorâneas como São Luís”, disse o oceanógrafo.
O especialista alerta ainda sobre o aquecimento global, que também contribui para o aumento da maré.
“É esperado que nos próximos trinta anos tenhamos essa subida de trinta centímetros em todas as marés que atingem São Luís. Não será somente durante os próximos trinta anos e nem apenas no equinócio que veremos essas áreas inundadas na cidade. Teremos essas áreas inundadas duas vezes por mês, devido às marés. Ou seja, não será mais resultado do equinócio; é um processo natural porque o nível do mar está subindo. E quando chegarmos às épocas de março e setembro do equinócio, com esse nível do mar mais alto, haverá alagamentos ainda maiores na nossa cidade”, afirma Leonardo.
Maré de Sizígia
Segundo especialistas, a amplitude da maré difere dia após dia conforme a posição do Sol e da Lua. Quando ambos se colocam numa mesma linha em relação à Terra, como acontece na Lua Cheia e Nova, a maré fica mais alta do que o normal e é chamada de maré de sizígia ou maré de águas-vivas.
Saiba Mais
- Maré alta é observada na Beira-Mar, em São Luís, nesta manhã
- Carros são engolidos pela maré alta na praia do Araçagi no fim de semana
- Água do mar invade casas e ruas em Raposa na maré alta
- Segundo dia de maré alta provoca transtornos na Região Metropolitana de São Luís
- Maré alta invade pontos na Ilha de São Luís e assusta moradores
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.