Quaest/TV Mirante: Braide tem maioria entre eleitores de Lula e Bolsonaro
Candidato a reeleição é a preferência também da maioria dos eleitores evangélicos ouvidos pela pesquisa.
SÃO LUÍS - A pesquisa Quaest/TV Mirante mostra números que relacionam os apoios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-presidente Jair Bolsonaro em São Luís. O levantamento foi divulgado na segunda-feira, 9. Foram ouvidos 852 eleitores nos dias 6 a 8 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%. O protocolo da pesquisa na Justiça Eleitoral é MA - 08174/2024.
Sobre a influência de apoio do presidente Lula e de Bolsonaro, o candidato a reeleição Eduardo Braide (PSD) tem preferência entre os eleitores que votaram no ex-presidente. Pela pesquisa, 71% dos ouvidos que votaram em Bolsonaro afirmam que votam no atual prefeito. Já entre os eleitores de Lula, 54% dizem que votam em Braide.
Mesmo com esse percentual alto, a pesquisa Quaest/TV Mirante mostra que os eleitores querem que o próximo prefeito seja aliado do presidente Lula. São 39% dos entrevistados com essa opinião. Outros 21% disseram que querem que o próximo prefeito seja aliado do ex-presidente Bolsonaro. E 36% afirmam que o próximo gestor deve ser independente.
Quanto a religião, Braide tem maioria entre os eleitores evangélico. Duarte Júnior (PSB) tem maioria dos votos entre os católicos.
Tanto na questão do apoio quanto na questão religiosa, os dados da pesquisa mostram que a imagem de Eduardo Braide não está ligada ao campo política da esquerda ou direita e, apesar de ser católico, tem aceitação maior entre os evangélicos.
Já sobre a rejeição, o levantamento mostra que o candidato do Novo, Wellington do Curso, tem a maior rejeição. São 49% dos eleitores que disseram que não votariam de forma alguma no deputado.
O fato é que os candidatos estão avaliando os números da pesquisa Quaest/TV Mirante e já refazendo as estratégias de campanha.
A próxima pesquisa Quaest/TV Mirante será no dia 27 de setembro. Ela servirá para balizar a participação dos candidatos no debate. Uma última pesquisa será divulgada no dia 5 de outubro, um dia antes das eleições.
Saiba Mais
- Para governistas, é arriscado deixar oposição grande na Assembleia
- Chapa de Iracema pronta para a escolha da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa
- Nova tentativa de atingir Josimar, Bolsonaro mexe em segmento do PL no MA
- Podemos mantém ações protelatórias com aceitação do TRE
- Camarão tenta reaproximação com Palácio para garantir acordo de 2026
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.