Empresários: aprenda como melhorar o atendimento da sua empresa de forma prática
Sabe aquela máxima de que “aqui sempre foi assim”? Para o Professor e Consultor Fernando Coelho, Especialista em Experiência do Cliente, ela é o grande fator de perda de clientes e falência das empresas hoje.
Já ouvi muito essa frase de empresários: “aqui sempre foi assim”.
Se algum empreendedor pensa dessa forma e não muda a gestão do seu negócio, a probabilidade de perder clientes e quebrar o negócio, são potencializadas.
O cliente hoje mais do que nunca espera minimamente das empresas que elas compreendam suas necessidades, sejam ágeis na oferta de soluções e produtos e entreguem uma boa experiência do cliente.
Mas, exatamente o que é experiência do cliente?
É a percepção e sentimento criado pelo cliente a partir das interações com todos os pontos de contato com uma marca. Se o atendimento, tempo de espera, entrega da solução e pós-vendas não forem satisfatórios na percepção do consumidor, isso gera insatisfação e evasão, por consequência, perda de vendas e faturamento.
E como saber se minha empresa está bem na experiência do cliente e como melhorar?
O desafio é grande e em tempos de alta concorrência, algumas práticas são fundamentais para negócios que desejam alcançar maturidade na gestão de atendimento e vendas.
Essas lições podem te ajudar muito:
- O primeiro passo é fazer um bom DIAGNÓSTICO: analisar as reclamações, revisar a jornada do cliente em todos os departamentos, analisar os processos e políticas existentes. Não esqueça de diagnosticar também a cultura do cliente no negócio - como todos enxergam o cliente? Como a razão do negócio ou como “jaú”?
- Em seguida, deverá criar um PMCX (plano de melhoria com foco na experiência do cliente). Deve ser definido as ações primárias e secundárias estruturantes para que a implementação funcione. Aqui, é importante envolver toda a gestão do negócio.
- Antes da execução, é fundamental fazer o LETRAMENTO DA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE. Todo mundo na empresa precisa desenvolver a competência gerencial. Crie um plano de desenvolvimento especial sobre o tema com uma trilha de aprendizagem que envolva o time de gestão, linha de frente e áreas de suporte. Todos na empresa são responsáveis por entregar experiência ao cliente - do porteiro ao presidente.
- O passo seguinte é a EXECUÇÃO, aqui, é fundamental seguir as etapas, acompanhar e ir ajustando rotas se possível. É importante lembrar que vai ser preciso mudar algumas práticas na organização.
- O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado e acompanhado. Defina KPIs (indicadores de performance) de acompanhamento: taxa de fidelidade, taxa de recorrência, churn (evasão), NPS, CES, CSAT, faturamento, carteira de clientes. Se alguns destes indicadores são estranhos para você, pesquise e entenda mais sobre como eles podem impactar a gestão da sua empresa.
- Por fim, tem um ponto mega importante que falo no meu último livro, Fidelizando o Cliente na prática (2023), precisa haver GOVERNANÇA DE EXPERIÊNCIA DO CLIENTE - o presidente ou dono da empresa precisa olhar e apadrinhar este processo. Se a experiência do cliente não for um tema primário para o dono do negócio, ninguém vai respeitar o cliente como ele merece.
“Não é o empregador que paga os salários. Os clientes fazem isso.” Henry Ford ressaltava a relação direta entre a satisfação do cliente e o sucesso financeiro da empresa. O cliente é o verdadeiro motor econômico.
E aí, como está o nível de maturidade da experiência do cliente aí na sua empresa?
Para mais dicas, ouça meu podcast.
Me segue no Instagram: @coelhofernandofalou
Fernando Coelho
Diretor do Instituto Experiência do Cliente. Selecionado pela Metricx como um dos melhores autores brasileiros na área de Experiência do Cliente. Autor dos Livros CX Descomplicado, Fidelizando o Cliente na prática e mais 4 obras. Diretor Consultivo de Experiência do Cliente. Doutorando em Gamificação pela Universidade de Coimbra. Professor de negócios na ESPM Rio e Instituto Navigare, Gestor Nacional de Marketing no Grupo Terra Zoo. Mentor e Treinador de Negócios como Mercedes Benz, Boticário, Grand Cru, Hotel Blue Tree e outras marcas.
Saiba Mais
- Serviço de Atendimento ao Consumidor tem nova regulamentação
- Agências do INSS não abrem dias 16 e 17 de junho
- Flexibilizado horário de funcionamento de bancos, lotéricas e supermercados no Maranhão
- Atendimentos presenciais na Sedes em Imperatriz são retomados
- Crea-MA reforça o uso do atendimento online
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.