Eliziane, governo, 2024 e 2026: as relações da licença da senadora
Eliziane Gama pediu licença para ocupar o cargo de secretária da Juventude e deixou em seu lugar Bene Camacho.
SÃO LUÍS - Chamou atenção a licença da senadora Eliziane Gama (PSD)do mandato e sua ida para a Secretaria Extraordinária de Juventude. Ela abriu espaço para Bene Camacho (PSD) de Imperatriz. Neste movimento, sem dúvidas, tem como alvo as eleições de 2024 e 2026.
O PSD tem como candidato em Imperatriz o deputado federal Josivaldo JP e tem chances de ser o próximo prefeito. Logo, o partido tem interesse em priorizar a campanha do parlamentar na região Tocantina. E nada melhor do que um senador para isto.
Eliziane Gama não pode ser este nome porque, no Congresso Nacional, ela é completamente alinhada ao governo Lula, o que seria estranho demais um apoio a Josivaldo que se diz conservador. Então, o segundo suplente fica melhor posicionado para a missão.
Outra estranheza da licença de Eliziane é ela ir para o governo, beneficiar um candidato que é adversário do candidato do governo, que é Rildo Amaral (PP). Jogo duplo sendo jogado? Talvez, mas não para Eliziane.
Ela sabe que a situação dela é complicada quando ela pensa em 2026. Evangélica, sempre teve sua base política neste segmento religioso, mas com o apoio a Lula em 2022, a deixou desestabilizada no seu nicho político.
Agora tenta recompor e poder, assim, competir para sua reeleição ou conseguir se viabilizar o suficiente para ocupar um outro espaço de poder como ser candidata a vice-governadora em uma futura chapa majoritária em 2026.
Mas este é um dos caminhos que Gama tenta construir. Lá por Brasília, ela ainda sonha com a candidatura ao Senado com o apoio do governo. Mas sabe que antes precisa se organizar internamente para ser o nome do PSD.
São os caminhos possíveis que a senadora agora secretária de estado vislumbra no horizonte. Esta tem sido a "receita de sucesso" de Eliziane desde sua entrada na política.
Sobre Imperatriz…
Sobre a disputa em Imperatriz, os políticos fora do campo da “esquerda” se incomodam a cada dia com os movimentos visto por lá.
Alguns chamam de jogo duplo e outros olham com certa desconfiança que realmente possa ter simpatias mútuas do grupo governista em Imperatriz.
Mas como disse uma fonte da coluna: “Até cego se puder ouvir, tá vendo”.
Outro motivo
Um outro motivo apontado por fontes à coluna para Eliziane Gama ir para a Secretaria de Juventude é a indicação de uma emenda de R$ 8 milhões para a pasta.
Ela teria a vontade de executar os serviços nesta área. Tanto que, segundo fontes ligadas ao Esporte, há cerca de dois meses ela vinha se articulando para fazer isto.
Resta saber como Eliziane vai executar esta emenda porque a pasta não tem orçamento. Ela é ligada a Casa Civil.
Saiba Mais
- Para governistas, é arriscado deixar oposição grande na Assembleia
- Chapa de Iracema pronta para a escolha da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa
- Nova tentativa de atingir Josimar, Bolsonaro mexe em segmento do PL no MA
- Podemos mantém ações protelatórias com aceitação do TRE
- Camarão tenta reaproximação com Palácio para garantir acordo de 2026
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.