Eleições 2024

Partido Novo impugna pesquisa para prefeito registrada em São Luís

Legenda aponta incongruência em demonstrativo financeiro de empresa.

Ipolítica

Empresa afirmou que bancaria a própria pesquisa
Empresa afirmou que bancaria a própria pesquisa (Divulgação)

SÃO LUÍS - A direção estadual do Partido Novo decidiu ingressar, nesta segunda-feira (24), com uma representação contra o a divulgação de uma pesquisa para prefeito de São Luís registrada pelo instituto “100% Cidades Participações ltda / 100 cidades".

Segundo a legenda, um dos pontos que chamaram atenção foi o fato de a empresa - que afirmou bancar com recursos próprios o levantamento - apresentar Demonstrativo do Resultado do Exercício referente ao exercício financeiro de 2023 zerado, “o que demonstra a ausência de capacidade financeira, contrariando disposição emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”.

“De acordo com dados, há uma incongruência entre as informações apresentadas, já que a empresa se apresentou à Receita Federal como Porte DEMAIS, sendo compreendida como aquela que possui um lucro superior a R$ 4 milhões por ano, apesar de o DRE ser zerado. Em virtude dos indícios supracitados, o Partido do Novo ingressou com uma representação requerendo a suspensão da divulgação dos resultados até que a empresa comprove situação financeira que a permita autofinanciar uma pesquisa eleitoral”, diz uma nota do partido.

Na semana passada, um outro instituto, o Veritá, também já havia registrado uma pesquisa na capital. Mas acabou abortando a divulgação dos números, em virtude de o questionário apresentar, entre as opções de pré-candidatos, o nome do ex-governador, ex-deputado e ex-prefeito João Castelo, falecido em 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.