Indústria em progresso

Trabalhadores que movimentam e impulsionam o desenvolvimento da cadeia produtiva na indústria no Maranhão

Um dos setores que mais crescem no Maranhão, a indústria é responsável por catalisar trabalhadores que movimentam a economia regional. Há mais de 50 anos, o Sistema Fiema atua na articulação de ações conjuntas para o desenvolvimento da indústria.

Publipost/Fiema

Trabalhadores impulsionam a indústria no Maranhão. (Foto: Divulgação/Fiema)
Trabalhadores impulsionam a indústria no Maranhão. (Foto: Divulgação/Fiema)

SÃO LUÍS - Para que a indústria continue em direção ao progresso e desenvolvimento, são necessárias algumas peças fundamentais para que essa engrenagem que, movimenta o setor, possa continuar funcionando. Os trabalhadores que atuam nas diferentes cadeias produtivas dessa área que só cresce no Maranhão, são uma das partes nesse processo. 

E os trabalhadores que estão na linha de frente da produção e presentes em diferentes setores da indústria no Maranhão são os protagonistas dessa história. Seja trabalhando na produção de matérias-primas ou de mercadorias que chegam até o consumidor, eles são responsáveis por movimentar a economia regional e nacional. 

Acreditar no potencial, trabalhar em conjunto com empresas maranhenses para valorizar, capacitar e destacar esses profissionais que, são tão importantes para a cadeia produtiva, é uma das missões do Sistema FIEMA que, há mais de 50 anos, atua na articulação de ações conjuntas para o desenvolvimento da indústria. 

Atuando há mais de 17 anos na indústria, o gerente industrial, Leandro Martins, é uma das peças que fazem parte dessa engrenagem que auxilia a fortalecer o setor e promover o crescimento do ramo. Para o maranhense, uma das etapas mais importantes dentro do setor, é proporcionar um espaço seguro para os trabalhadores. 

“Aqui, temos um foco muito grande em segurança. Usamos nossos EPIs, usamos protetores auriculares, temos uma sinalização nos nossos equipamentos, usamos todos os equipamentos e tratamos os nossos colaboradores da maneira como deve ser. Para mim, inicialmente, não dá para falar de indústria. É o principal valor da nossa marca, da nossa gente que trabalha aqui", disse. 

Uma das partes mais importantes dentro desse processo industrial, é a garantia de que os produtos que chegam até os consumidores, estejam dentro dos padrões de qualidade. Para isso, é necessário dedicação e qualificação constante por parte dos trabalhadores que atuam neste ramo.

Como é o caso de Jéssica Lana, técnica em asseguração de qualidade de uma empresa de refrigerantes em São Luís. Tudo aos olhos dela passa por uma inspeção minuciosa e muito detalhista. Para ela, esse processo é fundamental para garantir a segurança dos consumidores. 

“Trabalho em um setor onde são realizadas as análises das garrafas pets, onde são produzidas as garrafas e depois de produzidas, elas passam por outro processo para que elas passem por outras análises. A ideia é que elas cheguem na casa do consumidor com uma boa qualidade, segurança e para que os clientes possam consumir com a melhor qualidade os nossos produtos”, explicou a técnica. 

Mãos que crescem juntas 

A indústria que movimenta o Maranhão de Norte a Sul do estado também é responsável por criar um ambiente de trabalho positivo, produtivo e saudável dentro do setor, principalmente, entre os trabalhadores. Essa experiência além de melhorar o convívio social, aumenta o espírito de equipe e a produtividade. 

Os técnicos em manutenção de uma empresa do setor alimentício, José Eulálio e Josielmo Magalhães, apostam no apoio mútuo para contribuir ainda mais no desenvolvimento dos seus setores. E tudo isso, também partiu do desejo de buscar mais qualificação profissional dentro do próprio mercado.

"O momento que eu entrei na empresa foi como auxiliar de produção, depois fui fazendo uns cursos e fui promovido para operador de máquina. A partir dessa função, fiz outros cursos e hoje estou como técnico em manutenção. Isso para mim é muito gratificante e me sinto muito orgulhoso de trabalhar aqui", revela José Eulálio que trabalha há 47 anos na empresa. 

Indústria ajuda a criar um ambiente positivo para os trabalhadores. (Foto: Divulgação/Fiema)
Indústria ajuda a criar um ambiente positivo para os trabalhadores. (Foto: Divulgação/Fiema)

A qualificação profissional é um ponto chave dentro do setor industrial já que, através dela, é possível melhorar as condições de vida dos trabalhadores que crescem dentro das suas áreas de atuação. 

De acordo com Cláudio Azevedo, vice-presidente executivo do Sistema FIEMA, essa qualificação profissional dos trabalhadores proporciona que a indústria ofereça aos trabalhadores os melhores salários, além de excelentes oportunidades de crescimento, proporcionando um futuro ainda mais promissor na indústria do Maranhão. 

“A indústria tem um contexto muito importante no estado. Através dela, conseguimos melhorar a renda do trabalhador. Os melhores salários do segmento econômico que nós temos no mercado estão na indústria, porque sempre existe uma mão de obra especializada. E nós estamos trabalhando, com o Estado, para que possamos criar ainda mais um ambiente favorável e possamos ter, muito em breve, um futuro mais promissor no estado”, diz o vice-presidente. 

E essa qualificação profissional também pode surgir por meio dos ensinamentos e do convívio social entre colegas. Josielmo Magalhães que atua como técnico em manutenção há 20 anos revela que a parceria de trabalho entre colegas, em especial, como José, é motivo de inspiração e aprendizado diário. 

"Para mim é uma satisfação muito grande trabalhar com ele, porque a gente admira ele, um cara incansável, que me ensinou sobre a função e tem me ensinado muito todos os dias”, revela o técnico em manutenção. 

Mão de obra qualificada no Maranhão 

Maranhão desponta no cenário da indústria. (Foto: Divulgação/Fiema)
Maranhão desponta no cenário da indústria. (Foto: Divulgação/Fiema)

O Sistema FIEMA tem sido um importante protagonista na discussão de temas relacionados ao crescimento industrial do estado. Além de promover a parceria direta entre empresas, a entidade também trabalha na qualificação dos trabalhadores maranhenses, em especial, os jovens. 

Segundo Cláudio Azevedo, vice-presidente executivo da FIEMA, um dos cases de sucesso em que a entidade participou ativamente da qualificação de profissionais aconteceu durante a implantação da empresa Suzano, no interior do Maranhão, onde 96% dos trabalhadores passaram por um programa de capacitação por meio de cursos do SENAI. 

“A FIEMA está à frente de grandes discussões sobre temas relacionados ao crescimento do estado, seja da implantação da Base de Lançamento de Alcântara até a criação de uma zona de exportação. Paralelamente a isso, também trabalhamos na capacitação dos maranhenses, principalmente dos jovens, para que eles possam ser absolvidos pelas nossas indústrias. Estamos sempre preparando a mão de obra, para que essas pessoas possam fazer parte do mercado de trabalho no estado”, enfatizou o vice-presidente. 

Linhas de atuação 

A pluralidade de frentes de atuação do Sistema FIEMA proporciona não só que os trabalhadores e empresas sejam assistidos, mas a população em geral. Um dos programas de maior sucesso que representa essa assistência social é o SESI Itinerante que já atendeu mais de 100 mil maranhenses por meio de serviços odontológicos e médicos, que ajuda a promover mais qualidade de vida e gira a economia do Maranhão. 

Além disso, além das empresas e trabalhadores, aqueles que gerenciam os negócios também são atendidos por meio de cursos de capacitação, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O objetivo é garantir que, todas as frentes de trabalho dentro da cadeia produtiva da indústria do Maranhão, estejam assistidas e possam contribuir ainda mais para o desenvolvimento do estado. 

“Também trabalhamos por meio do IEL, na capacitação dos dirigentes empresariais para que eles possam estar absorvendo esse momento de inovação que estamos passando dentro do estado. É um futuro muito importante, estamos muito otimistas que nesses 5 ou 10 anos que o Maranhão vai dar um salto e ser um dos estados mais desenvolvidos do Brasil”, reforçou e finalizou o vice-presidente executivo do Sistema Fiema, Cláudio Azevedo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.