(Divulgação)
COLUNA
Meire Rabello
Administradora, Educadora Popular e Integrante de Religiões de Matriz Africana.
Meire Rabello

Reflexão afro e o povo gaúcho

A humanidade é bela, porém, o ser humano é destrutivo quando quer e, sobretudo, ao tratar às Religiões de Matriz Africana, que têm uma complexidade imensa de forma pejorativa.

Meire Rabello

A humanidade é bela, porém, o ser humano é destrutivo quando quer e, sobretudo, ao tratar às Religiões de Matriz Africana, que têm uma complexidade imensa de forma pejorativa. Há quem queira entender e ter sensibilidade do conhecimento da mesma. Que seja bem vindo(a)!

Ao perceber nas redes sociais uma influenciadora "CRISTÃ" de Governador Valadares no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, e na minha santa humildade ouso a dizer:

1 - Não conhece sobre as especificidades e segmentos e ritmos dos rituais de Matriz Africana em cada estado;

2- O Batuque a Ubanda e a Quibanda como é o caso do RS, são suas características e peculiaridades regionais e as diferenças existentes que existem entre os rituais do sul e os que ocorrem em outros estados do nosso país.

3- Esquece que esse país não é só do "suposto" branco e sim de todas as matizes e árvores com raízes de toda a humanidade.

4- Os acontecimentos que assola os nossos irmãos gaúchos infelizmente não tem nada que ver com nenhuma colocação absurda dessa pessoa em epígrafe a qual destila, ódio, intolerância, racismo e até posso afirmar a influenciar o assassinato do nosso povo afrodescendente religioso no RS. E essa disseminação é grave.

5- O ser humano destrói a natureza o meio ambiente com suas edificações suas indústrias construídas em cima das nascentes dos rios e, contudo, a natureza se revolta e os rios só querem sua passagem e ainda que de forma triste vão levando as pessoas com a força que ele mesmo tem. Seja branco, negro (pardo), indígenas e ou todos os afro gaúchos existentes nos 452 municípios atingidos até então.

6- Muitos dos ditos "CRISTÃOS" se apoderam de um não entendimento religioso afrodescendente de matriz africana, distorcem os nossos rituais, procura os nossos centros para alimentar o seu ego de vaidade, luxúria, poder, ganância e o individualismo egocêntrico, eurocêntrico e depois destila o ódio com o seu entendimento enraizado e preconceituoso. E depois de tudo um pedido de "DESCULPAS".

7- Os racistas, xenofobicos são assim, mas, antes tentam destruir toda uma história de luta de um povo que sempre tentou se libertar de pessoas com esses pensamentos há mais de 500 anos.

8- Sugiro a essa "CRISTÃ" assista ao filme "CAVALO DE SANTO dirigido pela fotógrafa Mirian Fichtner e conhecer a realidade dos afro gaúchos.

10 - Pessoas com esses pensamentos dessa senhora que influência outras pessoas a pensarem dessa forma. precisa de muita luz, paz de espírito e consciência humana.

Que os irmãos gaúchos possam receber todas as bençãos em todas as religiões pra se reerguerem do caos que alastrou o estado. A humanidade tem que ser a maior preocupação.
OLODUMARÉ, cuide de todos(as).

*Meire Rabello*
Administradora, Educadora Popular e Integrante de.Religiao de Matriz Africana.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.