Maranhão comemora o dia internacional das telecomunicações
Nos últimos anos o Brasil tem avançado muito no que se refere às telecomunicações.
Nos últimos anos o Brasil tem avançado muito no que se refere às telecomunicações. Atualmente o 5G e a TV 3.0 representam dois grandes saltos tecnológicos da área, trazendo inúmeros benefícios para os usuários. A implantação do 5G tem ocorrido em todo país, estima-se que a instalação total da tecnologia em cidades com mais de 500 mil habitantes ocorra até julho de 2025 e em municípios com mais de 200 mil até meados de 2026.
No que se refere à TV 3.0, em abril de 2023, foi publicado o Decreto Presidencial nº 11.484, que estabelece as diretrizes para a evolução do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre e para garantir a disponibilidade do espectro radioelétrico para sua implantação. A meta é que em 2025 o novo padrão de TV Digital brasileiro já esteja estabelecido e as operadoras de radiodifusão estejam aptas a começar a operar, para que isso ocorra, uma área essencial ao funcionamento é a camada física área de atuação dos engenheiros. A camada física trata da transmissão dos dados, ou seja, da modulação e codificação dos dados, construção dos quadros, e geração da forma de onda4, portanto a camada física do padrão TV 3.0 trata de telecomunicações. Os engenheiros devidamente habilitados567, para se responsabilizar por atividades técnicas na área de telecomunicações, tem um papel fundamental ao fazer todo o estudo de Engenharia de RF: codificação, modulação e propagação do sinal, para garantir que o sistema escolhido atenda todos os requisitos definido para camada física no padrão TV 3.0.
A UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), participante dos estudos de camada física do projeto TV 3.0, tem tido posição de destaque nacional na área de telecomunicações, em especial com a publicação de dois artigos intitulados Advanced ISDB-T—Next Generation Digital TV System: Performance in Field Tests in Brazil1 e Evaluation of the Field-Test Results of Advanced ISDB-T System With Low-Rate LDPC Codes2, no principal periódico de radiodifusão do mundo, o IEEE Transactions on Broadcasting, pelo professor do departamento de engenharia de computação da UEMA, o Eng. Eletric. Leonardo Gonsioroski, pesquisador diretamente envolvido nos estudos de camada física da TV 3.0.
Os estudos da TV 3.0 se referem a próxima etapa na evolução da TV, assim tem-se a principal tecnologia de radiodifusão, a televisão, que nas últimas duas décadas passou pela digitalização. Desta forma, para acompanhar essa evolução, os serviços de TV Digital em todo mundo estão se aprimorando para trazer inúmeras melhorias na experiência do telespectador, que inclui mais qualidade de som (áudio imersivo) e de imagem (com suporte para 4K e 8K), conteúdo mais segmentado geograficamente e de acordo com o perfil do telespectador, e uma integração mais transparente entre TV aberta e internet, fornecendo novos serviços interativos, de maior capacidade e de maior qualidade.
A conclusão dos testes de Camada Física da TV 3.0 ocorre neste mês de maio, mesmo mês em que se comemora o dia internacional das telecomunicações em homenagem a fundação da UIT (União Internacional de Telecomunicações), que é a agência da ONU responsável pela padronização das telecomunicações a nível mundial e que foi fundada em 17 de maio de 1.865 como União Internacional de Telégrafos. Por isso, na última sexta-feira, dia 17 de maio de 2024, a ABEE-MA (Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas Maranhão) organizou uma live comemorativa alusiva as comemorações do dia internacional das telecomunicações.
A live comemorativa ao dia internacional das telecomunicações teve como destaque a palestra TV 3.0 e seus impactos na sociedade brasileira, ministrada pelo Prof. Dr. Leonardo Gonsioroski, contou ainda com a presença, no dispositivo de honra, de ilustres personalidades do setor, como: o Eng. Eletric. Carnot Braun Gerente Regional no Maranhão, Pará e Amapá da ANATEL, Bruno Cavalcanti Gerente de Regulação e Autorregulação representando o Presidente da Conexis Brasil Digital (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal), o Eng. Eletric. Marcius Vitale Presidente da ADINATEL (Associação dos Diplomados pelo INATEL), o Eng. Eletric. Ivan Ianelli Presidente da ABEPREST (Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática), o Eng. Eletron. Luiz Rocha Presidente da ABTELECOM (Associação Brasileira de Telecomunicações), o Eng, Eletric. Raimundo N. G. Robert Diretor Financeiro da ABEE-SC representando o Presidente da ABEE (Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas) e o Eng. Eletric. Marcelo Brito Presidente da ABEE-MA (Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas Maranhão).
Fontes:
[1] https://ieeexplore.ieee.org/document/9991022
[2] https://ieeexplore.ieee.org/document/10149477
[4] https://set.org.br/ano-xxvi-n-160-junho-2016/entendendo-a-camada-fisica-do-atsc-3-0/
[5] art. 19 incisos IV e X da Lei Federal nº 9.472/1997 c/c art. 12 do Regulamento Geral de Licenciamento aprovado pela Resolução ANATEL nº 719/2020
[6] artigos 1º alínea (b), 7º, 8º,9º e 27 alínea (f) da Lei Federal nº 5.194/1966 c/c art. 9º da Resolução CONFEA nº 218/1973
[7] art. 22 incisos IV e XVI da Constituição Federal de 1988
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.