Relações políticas pesarão em escolha de novo desembargador do MA
O governador Carlos Brandão deverá definir o nome entre os três escolhidos pelo TJ para ocupar uma cadeira na Corte Estadual logo após troca de presidente no tribunal.
SÃO LUÍS - O governador Carlos Brandão (PSB) deve anunciar nos próximos dias o nome do novo desembargador do Maranhão. Na lista enviada ao Palácio dos Leões pelo Tribunal de Justiça estão duas mulheres e um homem.
Numa escolha como esta é impossível não haver o peso das relações políticas que os candidatos possam ter afinal é um político que tem a prerrogativa de decidir.
Neste contexto, as duas candidatas estão em vantagem em relação ao terceiro colocado na escolha dos desembargadores. A que teve mais voto, Maria Luzia Ribeiro Martins, tem ao seu lado desde parentes de secretários até o apoio de membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí. Fora as relações antigas da candidata com familiares do governador Carlos Brandão.
Já Maria da Graça Peres Amorim foi a segunda mais votada, mas tem as relações políticas mais consistentes. Ela tem apoio de membros do legislativo maranhense, de parte do Poder Judiciário e também relações sólidas em Brasília.
Neste último caso, Maria da Graça teve seu nome em pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, feito a Carlos Brandão para ser ela a nomeada.
Por fim, o promotor Pablo Bogéa Pereira não tem estas relações políticas e que se for o escolhido é somente por decisão do comandante do Palácio dos Leões. Ele é o mais novo entre os três candidatos também.
Algo que também pode ser desvantagem para o promotor é o fato de suas concorrentes serem mulheres e, considerando o que definiu o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em relação a paridade de gênero nos tribunais, Maria Luzia e Maria da Graça podem ter esta vantagem.
O fato é que Carlos Brandão somente vai fazer sua escolha após mudança de presidente do Tribunal de Justiça. Nesta sexta-feira, 26, isto já ocorrerá porque o desembargador Paulo Velten (desafeto do governador) entrega o bastão para o desembargador Froz Sobrinho.
Saiba Mais
- Camarão tenta reaproximação com Palácio para garantir acordo de 2026
- PT defende Camarão para governo em 2026, mas diz que não antecipará debate
- Brigas de Bolsonaro e Valdemar "sobram" para deputados do MA
- Marquinhos tentou ser presidente e acabou acelerando apoios a Paulo Victor
- Base governista tem mais de 150 prefeitos eleitos em 2024
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.