(Divulgação)
COLUNA
Dr Hugo Djalma
Médico nutrólogo e neurocientista
Dr Hugo Djalma

Musculação além dos músculos

Os músculos são muito além de estética ou futilidade social. Além de importantíssimos órgãos endócrinos, pois produzem miosinas anti-inflamatórias com repercussões inclusive cerebrais, eles são sustentação mecânica para seus ossos.

Dr Hugo Djalma

Os músculos são muito além de estética ou futilidade social. Além de importantíssimos órgãos endócrinos, pois produzem miosinas anti-inflamatórias com repercussões inclusive cerebrais, eles são sustentação mecânica para seus ossos. São os maiores preditivos de qualidade de vida no envelhecimento e lhe darão possibilidades interativas domésticas que nenhum outro fator lhe dará. Diminuem riscos de doenças cardiovasculares, alzheimer, diabetes, câncer de várias naturezas e uma gama de doenças crônicas.

Mas é além das propriedades clínico-biológicas que pretendo falar!

Seu cérebro faz cálculos de comportamentos e atitudes alheias para sobreviver. O tempo todo. A forma como você fala ou levanta a sobrancelha, as suas vestes e até o cheiro que exala fazem partes de cálculos de sapiens para avaliar se podem ter uma previsão assertiva de seu comportamento. E isso inclui, evolutivamente, seus músculos. Seu irmão, seu filho, sua esposa e até o amigo da academia tem orgulho de ser próximo do fortão. E isso não é um julgamento, é uma constatação. Mesmo que lhe pareça fútil.

Você já iniciou algo de forma não intencional e depois se viu bastante envolvido naquele universo. Pode ser tocando violão e conhecendo compositores, vendo filmes e opinando sobre as estreias da semana ou até ensinando seu amigo preparar arroz na panela de cuscuz. Em todos você decidiu, subconscientemente, a se dedicar.

Seu cérebro percebe o mundo com estímulos infinitos e seu córtice sensorial recebe sons, fragrâncias, temperaturas, pressão e vários gatilhos que ativam áreas específicas cerebrais que o farão “perceber” individualmente.

Mas o que tem isso com musculação? Calma que você vai entender, é muito interessante!!

Charles Bonnet, um cientista suíço do início de 1700, percebeu que seu avô, com preservação cognitiva, começou a ter alucinações visuais após a perda da visão. O mesmo acontece com pilotos na segunda guerra quando voavam muito alto ou em motoristas de caminhão no deserto, ou com astronautas no espaço. A conclusão é: o cérebro não tolera a previsibilidade extrema!! Ele sempre tenta fazer previsões a partir de experiências individuais e dos estímulos sensoriais, nem que para isso tenha que criá-los.

Agora que você entendeu por que seu cérebro “percebe” o mundo à sua volta de forma automática e, incansavelmente, cria previsibilidades de acontecimentos e situações, pode agora entender neuropsicologicamente porque iniciar algo, de forma consciente, vai muito além de estética ou obrigação diária.

Quando você iniciar musculação ou outra atividade, encontrará lá pessoas mais experientes, treinos que não conhecia, forma de se vestir e até culturas daqueles ambientes. Isso é natural e intuitivo da sobrevivência coletiva. Vocês precisam de afinidades interpessoais.

Como seu cérebro é um eterno preditor de acontecimentos, a próxima vez que você se banhar, colocar roupa e pentear o cabelo, tudo será feito calculado baseando-se na sua imagem que tem de si naquele ambiente. Entendeu? Vou resumir: você pensa, o que é mais adequado para você ali.

Além das anilhas no supino ou da camiseta que aperta a barriga, você vai se ver no espelho e vai se comparar com os outros e consigo mesmo. Então vai incluir na rotina seus pensamentos automáticos sobre aquele universo, seu tênis novo, a próxima série e os novos colegas que o verão mais que os amigos de infância.

Ali você criará novos moralismos, se colocará, dentre tantos aspectos da vida, na prateleira de cima e investirá diariamente em você. Tudo isso de forma que consciente ou não. Quando perceber, seu destino o modificou em saúde. O que era para ser somente músculos, se tornou parte de si.

Portanto, saiba que você provavelmente está iniciando agora algo novo de forma consciente ou subconsciente. E tudo isso é decisão! Aprendendo violão e conhecendo Djavan, Caetano ou João Bosco. Prevendo se a nova temporada de Stranger Things será boa. Fazendo dieta, treinando seus músculos e fazendo parte de uma nova tribo. Ou começando a beber todo final de semana e comendo excessos porque “a vida é só uma”.

A musculação é igual a todo universo que você pode iniciar, porém, é único que é suporte essencial para quase todas as outras atividades físicas e o levará a ter saúde, beleza física e longevidade (você pode treinar o resto da vida). Os músculos são apenas uma das enormes belezas da musculação.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.