Vereador pede anulação de sessão que aprovou LDO
Álvaro Pires apresentou requerimento pedindo anulação da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e pode levar a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA).
SÃO LUÍS - Um requerimento poderá levar à votação da proposta de Lei Orçamentária Anual de São Luís na Câmara Municipal. O vereador Álvaro Pires (PSDB) quer a nulidade da sessão em que houve a votação da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e a votação de urgência do texto da lei.
O vereador tucano usou a Súmula 473 do Supremo Tribunal Federal (STF) em uma decisão do ministro Luiz Fux para justificar o pedido de anular a sessão. Segundo esta súmula, a administração pública pode anular um ato ou decisão caso identifique que houve irregularidade.
Como os vereadores votaram a LDO de forma simbólica (e deveria ser nominal), Álvaro Pires entende que houve um vício no processo e quer a anulação para que haja outra votação.
O requerimento foi protocolado nesta sexta-feira, 5, e deverá ser pauta da reunião que os vereadores farão para definir estratégia a ser feita após a decisão do ministro Edson Fachin de confirmar posição do Tribunal de Justiça de anular as emendas dos vereadores à LDO.
Se este requerimento for aceito, o processo judicial perde efeito. O que se precisa saber é se os vereadores não voltarão a emendar a LDO ou se aprovarão o texto original.
Caso resolvam emendar de novo, o imbróglio pode continuar até porque o prefeito Eduardo Braide (PSD) consegue judicializar e ganhar todas.
Saiba Mais
- Braide pode impor realidade diferente da planejada por dinistas
- Para governistas, é arriscado deixar oposição grande na Assembleia
- Chapa de Iracema pronta para a escolha da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa
- Nova tentativa de atingir Josimar, Bolsonaro mexe em segmento do PL no MA
- Podemos mantém ações protelatórias com aceitação do TRE
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.