Brandão vai apoiar a Duarte e partidos acompanharão governador
Governador reuniu nesta segunda-feira, 18, com os presidentes dos 13 partidos de sua base de apoio; das siglas, somente o União Brasil condicionou o apoio à desistência de Neto Evangelista.
SÃO LUÍS - O governador Carlos Brandão (PSB) encerrou a pouco a segunda reunião sua com representantes dos partidos de sua base aliada. Aos presidente das 13 legendas, o socialista falou que vai assumir o comando do partido e pediu que todos apoiem a futura candidatura do deputado federal Duarte Júnior (PSB) para a Prefeitura de São Luís.
O pedido de Brandão foi aceito pelos presidentes de partido. Somente o União condicionou o apoio a Duarte à desistência do deputado Neto Evangelista de concorrer a prefeito em 2024. Já o MDB aguardará o anúncio oficial do governador e uma pesquisa que será feita para definir a posição que tomará.
Com isto, Brandão iniciará o ano eleitoral com a definição de seu grupo político em São Luís, pois mesmo que saia candidato, Neto Evangelista não terá o apoio do Palácio dos Leões.
O governador demorou a se decidir sobre o apoio do Leões em São Luís. A decisão chegou por dois motivos: o primeiro é o fato de Brandão ter se comprometido com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, em apoiar a candidatura de Duarte, que é vista como prioridade pelo partido.
O segundo motivo é que Carlos Brandão sabe que existe a possibilidade do prefeito Eduardo Braide (PSD) concorrer ao governo do Maranhão em 2026 e ser um adversário competitivo para seu grupo político.
Mas o anúncio de apoio a Duarte Júnior será feito oficialmente somente após Brandão assumir o comando do PSB que vai acontecer ainda este ano.
Pesquisa
Apesar de já ter dito que vai apoiar Duarte Júnior, o governador Carlos Brandão afirmou ainda que encomendará uma pesquisa qualitativa para definir se seu grupo terá somente uma candidatura ou duas.
Se a pesquisa indicar a necessidade de mais de um candidato do grupo governista, ele permitirá que outro nome concorra.
Caso contrário, a candidatura será única.
Vice
Na reunião, não se falou de indicação do candidato a vice na chapa que será encabeçada por Duarte Júnior.
O que se sabe é que a vaga não será mais do PT. Até pode ser, mas somente se Carlos Brandão assim definir.
Apesar de ter havido uma conversa de Duarte com a direção municipal petista com a sinalização do vice, o deputado decidiu deixar para a Brandão a definição sobre quem deve ser companheiro de chapa.
Composição mista
Sobre composição para 2024, Duarte Júnior pode ter apoio de outros partidos da base governista.
O PL, do deputado Josimar de Maranhãozinho, pode sim apoiar o deputado do PSB no próximo ano. Vale lembrar que o PL foi o único partido que coligou com Duarte nas eleições de 2020.
Sobre esta possível aliança, talvez seja por isso que o parlamentar disse que não quer ser candidato nem da direita e nem da esquerda. Com a possibilidade de ter em seu palanque PT e PL, não tem como se dizer candidato de um único campo político.
Saiba Mais
- Braide pode impor realidade diferente da planejada por dinistas
- Para governistas, é arriscado deixar oposição grande na Assembleia
- Chapa de Iracema pronta para a escolha da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa
- Nova tentativa de atingir Josimar, Bolsonaro mexe em segmento do PL no MA
- Podemos mantém ações protelatórias com aceitação do TRE
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.