Turismo em alta

Pesquisa mostra que 94% dos turistas pretendem retornar ao Maranhão após o São João

A pesquisa também avaliou outros aspectos do São João maranhense, revelando altos índices de aprovação.

Na Mira, com informações da Setur

Atualizada em 14/07/2023 às 11h16
Os dados demonstram a satisfação dos visitantes com a experiência proporcionada pelo evento.
Os dados demonstram a satisfação dos visitantes com a experiência proporcionada pelo evento. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Um levantamento feito pelo Observatório do Turismo do Maranhão, coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), revela que 94% dos turistas pretendem retornar ao estado após o São João. Os dados demonstram a satisfação dos visitantes com a experiência proporcionada pelo evento.

A pesquisa também avaliou outros aspectos do São João maranhense, revelando altos índices de aprovação. Segundo o levantamento, 91% dos participantes consideraram a programação do evento como excelente ou boa. Além disso, 95% dos turistas avaliaram a segurança do arraial como excelente ou boa, evidenciando o cuidado e o esforço das autoridades estaduais em garantir um ambiente seguro para os visitantes.

Faixa etária

A faixa etária predominante entre os turistas concentra-se entre 19 e 39 anos, sendo que os grupos de 19 a 29 anos e de 30 a 39 anos representam 23,60% e 20,94%, respectivamente. Entre aqueles que optaram por visitar outras cidades durante o período junino, 76% escolheram o polo Lençóis e Delta. Além disso, 42% dos turistas ficaram entre 4 e 10 dias, enquanto 28% prolongaram sua estadia por 7 a 10 dias ou mais.

Saldo positivo

A secretária de Estado de Turismo (Setur), Socorro Araújo, enfatizou a importância desses resultados para o estado, destacando que o alto percentual de turistas interessados em retornar é extremamente positivo para o desenvolvimento econômico do Maranhão.

“Nós temos na Secretaria Estadual de Turismo o Observatório, que realiza pesquisas durante todo o período de alta e baixa estação. Nesta alta estação, uma das coisas que nos chamou muito a atenção foi que 94% dos turistas pretendem voltar para o Maranhão. Como é bom ao destino saber que o turista pretende voltar. Os turistas foram muito bem recebidos no aeroporto, nos postos de informações, nos hotéis, então, eles estiveram satisfeitos durante todo o tempo em que estiveram aqui”, disse a titular da Setur.

Socorro também ressaltou o papel fundamental desempenhado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secma) na elaboração da programação cultural, que foi amplamente aceita pelos visitantes, com 91% de aprovação. A secretária comemorou, ainda, o quanto o maranhense é receptivo e acolhedor com todos que passam pelo estado.

“Outro dado importante é a aprovação das manifestações culturais, 91% gostou da nossa programação, aprovou e aplaudiu. A gente vê que a Secretaria Estadual de Cultura trabalhou com toda a programação, que criou, construiu, e foi aplaudida por todos nós. Acima de tudo, quem fez a grande festa foram os maranhenses, foram os artistas, os cantadores de boi, as índias, tocadores. Parabéns para nós, porque estamos acertando”, pontuou a secretária.

Segurança

Outro aspecto destacado foi a segurança durante o evento. Com um índice de aprovação de 95% nesse quesito, a Secretaria de Estado da Segurança (SSP) foi elogiada por garantir a tranquilidade dos turistas em todos os arraiais.

“Outro número importante foi a aprovação da segurança em 95%. Nós tivemos segurança em todos os arraiais, e a gente observa que foi extremamente importante, nós não tivemos grandes ocorrências. A Secretaria de Estado da Segurança investiu no acompanhamento dos arraiais, então, os turistas se sentiram seguros e protegidos nos nossos espaços”, elogiou Araújo.

Em busca da melhoria contínua dos espaços e da garantia de uma experiência positiva e inesquecível para todos que visitam o estado, a secretária de Estado de Turismo afirmou que o estado está comprometido em trabalhar em conjunto com os órgãos e instituições. 

“Nós ainda precisamos melhorar toda a nossa infraestrutura, todo um bem receber em Barreirinhas. Precisamos trabalhar outras questões fundamentais como o fluxo de turistas na entrada dos parques na Chapada das Mesas e Lençóis Maranhenses. Estamos a postos para trabalharmos juntos com todos os órgãos e instituições para encontrarmos caminhos para que quando o turista chegue, ele se sinta em um ordenamento para viajar, passear e construir uma experiência, e para que o estado seja cada vez melhor para todos que visitam”, afirmou Socorro Araújo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.