Eleições 2024: tendência é que em São Luís dispute três candidatos a prefeito
Cenário político mostra que disputa na capital terá o prefeito Eduardo Braide, o deputado Duarte Júnior e mais o candidato do governador Carlos Brandão.
SÃO LUÍS - O ano pré-eleitoral em São Luís ainda tem um clima ameno. Sem grandes movimentações dos pré-candidatos a prefeito. Por enquanto, o resumo dos movimentos tem relação com atos político-partidários somente.
Mas mesmo ainda na calmaria, o cenário da disputa de 2024 mostra que haverá três candidaturas principais: o prefeito Eduardo Braide (PSD), o deputado federal Duarte Júnior (PSB) e mais o candidato do governador Carlos Brandão (PSB).
Braide é naturalmente candidato a reeleição. A direção nacional do PSD já garantiu o partido. Além disto, nas pesquisas de consumo interno, o prefeito sabe que está com um percentual de destaque.
Duarte Júnior será candidato pelo PSB, algo já definido pela direção nacional da sigla e um compromisso do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB). Além disto, ele - assim como aconteceu em 2020 - aparece em segundo nas pesquisas que estão sendo feitas.
E este também é um dos motivos para Dino querer Duarte candidato. O ministro não quer cometer o mesmo erro das eleições municipais passadas quando priorizou a candidatura do deputado Rubens Júnior contrariando completamente o que mostravam os dados.
A terceira candidatura será do Palácio dos Leões. E existem dois motivos para esta outra candidatura além da de Duarte Júnior, que é do grupo de Brandão.
O primeiro motivo é que o próprio governador resiste ao nome de Duarte. Ele tem dito que poderá até apoiar, "mas não tem vontade". O segundo motivo é que para os palacianos é necessária outra candidatura além da de Duarte para garantir que a eleição em São Luís tenha dois turnos. Esta teses, por sinal, já vem sendo digerida melhor por Flávio Dino que estava se opondo.
Mas quem seria este candidato do Leões?
Duas possibilidades se mostram no cenário atual: Paulo Victor (PCdoB), presidente da Câmara dos Vereadores, e Neto Evangelista, deputado do União Brasil. Palacianos dizem que será um ou outro. Sem possibilidades de os dois entrarem na disputa.
E assim vai se formando o jogo da disputa eleitoral pela Prefeitura de São Luís. No segundo semestre o clima agora ainda ameno deverá esquentar com mais movimentações das peças no tabuleiro.
Saiba Mais
- Braide pode impor realidade diferente da planejada por dinistas
- Para governistas, é arriscado deixar oposição grande na Assembleia
- Chapa de Iracema pronta para a escolha da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa
- Nova tentativa de atingir Josimar, Bolsonaro mexe em segmento do PL no MA
- Podemos mantém ações protelatórias com aceitação do TRE
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.