As possibilidades do governo na disputa eleitoral em São Luís
Governador Carlos Brandão pode mexer muito no grupo governista dependendo do nome que escolher para apoiar nas eleições do próximo ano.
SÃO LUÍS - Não é nada incomum, nas conversas nos corredores do Palácio dos Leões, ouvir afirmações de que o governador Carlos Brandão (PSB) não quer ter o deputado federal Duarte Júnior (PSB) como seu candidato a Prefeitura de São Luís em 2024.
E esta possibilidade ganhou mais corpo com o lançamento da pré-candidatura do vereador Paulo Victor (PCdoB), que mais de uma vez afirmou que tudo estava sendo combinado com o governador.
Na segunda-feira, 8, Duarte Júnior esteve com Brandão. De lá, ele não ouviu nada que pudesse ser diferente do que vem sendo comentado.
Mas a equação deste cenário de outro candidato governista a prefeito não é de fácil resolução. Primeiro porque Carlos Brandão precisaria deixar o PSB para apoiar outro nome se não o de Duarte já que o parlamentar - até o momento - é o nome principal da legenda para a disputa do próximo ano.
Segundo, e talvez o mais difícil, é que escolhendo outro governista para ser candidato a prefeito, o governador pode consolidar o racha em sua base já que Duarte deve ser o candidato do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB). Por sinal, Dino e Brandão falaram sobre eleição a prefeito de São Luís e combinaram de apoiar o mesmo candidato.
Então, como será feito? Palacianos dizem que o governador aposta que uma outra candidatura do grupo ganhe corpo e que o apoio político que leve a união seja o decisivo.
Dificuldades
De fato, o deputado Duarte Júnior enfrenta dificuldades de aceitação por parte de membros do grupo governista.
No entanto, em pesquisas internas mostram que entre os nomes do grupo Brandão/Dino ele é o melhor colocado com dados melhores do que ele registrou em 2020.
Por conta destes números, alguns aliados de Carlos Brandão têm defendido que para derrotar o atual prefeito Eduardo Braide (PSD), o socialista é melhor nome.
Reunião
Esta semana ainda Duarte Júnior deverá se reunir com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.
A intenção, pelo que foi apurado pela coluna, é falar sobre as posições do partido em São Luís e tentar barrar outros nomes da legenda de lançar pré-candidaturas.
A conversa deve acontecer, principalmente, por conta do deputado estadual Carlos Lula que vem afirmando que quer ser candidato a prefeito pelo PSB.
Saiba Mais
- Braide pode impor realidade diferente da planejada por dinistas
- Para governistas, é arriscado deixar oposição grande na Assembleia
- Chapa de Iracema pronta para a escolha da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa
- Nova tentativa de atingir Josimar, Bolsonaro mexe em segmento do PL no MA
- Podemos mantém ações protelatórias com aceitação do TRE
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.