Somente um dos três pedidos de afastamento de Braide deve tramitar na Câmara
Presidente da Casa, Paulo Victor, anunciou três pedidos de afastamento contra o prefeito, mas a vereadores ele tem dito que somente um irá ter seguimento.
SÃO LUÍS - Há cerca de uma semana, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PCdoB), anunciou três pedidos de afastamento contra o prefeito Eduardo Braide (PSD). De lá pra cá, nada mais foi dito a respeito.
Os vereadores não comentam nada sobre e dizem somente que quem tá responsável pela tramitação dos pedidos é Paulo Victor. Outros parlamentares dizem que dos três pedidos, um somente deve tramitar na Casa. Os outros dois deverão ser rejeitados pelo presidente.
E o que deve ter continuidade é o que tem relação com o não atendimento do bebê indígena de 10 meses que acabou morrendo.
Pelo que estar previsto, assim que for lido em plenário, o pedido de afastamento começa a tramitar na Câmara. Logo no início, os vereadores precisam deliberar se aceitam ou não o pedido de afastamento. Se admitirem, será aberto o prazo para que Braide apresente a sua defesa.
O processo é administrativo e segue um rito longo. Talvez não chegue a um final no primeiro semestre. Isto se realmente o pedido de afastamento tiver seguimento na Câmara. Na bolsa de apostas, muitos parlamentares acreditam que cairá no esquecimento o que disse Paulo Victor ao retornar a Câmara.
Clima tenso
O clima não é dos melhores no PSB do Maranhão. E o motivo tem relação com as eleições municipais de 2024.
O deputado federal Duarte Júnior tem reclamado com o deputado estadual Carlos Lula para que este pare de falar que quer disputar a Prefeitura de São Luís.
Houve até uma certa discussão entre os dois já que Duarte quer que o PSB se posicione oficialmente sobre a sua pré-candidatura a prefeito.
Provocação
E ao contrário do que quer Duarte, Carlos Lula reforçou a ideia de que é pré-candidato a prefeito pelo PSB.
Não é certo se o que faz o deputado estadual é provocação com o deputado federal. O fato é que Lula sabe que não será candidato a prefeito se permanecer no PSB.
A direção nacional já fechou questão em relação ao nome de Duarte Júnior para a disputa na capital maranhense em 2024.
Saiba Mais
- Braide pode impor realidade diferente da planejada por dinistas
- Para governistas, é arriscado deixar oposição grande na Assembleia
- Chapa de Iracema pronta para a escolha da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa
- Nova tentativa de atingir Josimar, Bolsonaro mexe em segmento do PL no MA
- Podemos mantém ações protelatórias com aceitação do TRE
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.