Inovação

FIEMA discute com CNI criação do Observatório da Indústria no Maranhão

A iniciativa coloca a Federação no futuro da informação, da coleta e análise de dados atualizados e precisos sobre questões econômicas e sociais.

Publipost

Comitiva da Fiema e CNI durante o encontro para implantação do Observatório da Indústria no Maranhão.
Comitiva da Fiema e CNI durante o encontro para implantação do Observatório da Indústria no Maranhão. (Foto: Divulgação/Fiema)

SÃO LUÍS – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão recebeu nesta quarta e quinta-feira (02 e 03/03) a comitiva da Confederação Nacional da Indústria (CNI) composta pelo seu diretor adjunto de educação e tecnologia, Sérgio Moreira, pelo gerente executivo do Observatório Nacional da Indústria, Márcio Guerra, e pela especialista em desenvolvimento industrial – Rede de Observatórios, Ellen Felizari. 

A CNI vai implantar no Maranhão o Observatório da Indústria que reúne dados sobre tecnologia e inovação, educação, saúde, trabalho, estudos prospectivos e pesquisas. O objetivo da iniciativa da Confederação Nacional da Indústria é aumentar a competitividade da indústria brasileira ao disponibilizar estudos e insights que possibilitem a tomada de decisões estratégicas. 

As reuniões foram conduzidas pelo presidente da FIEMA, Edilson Baldez, e teve a participação dos secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares; do Secretário de Estado da Indústria e Comércio, Cassiano Pereira; dos vice-presidentes executivos da FIEMA, Fernando Renner e Cláudio Azevedo; do diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda; do superintendente do SESI-MA, Diogo Lima; do Superintendente da FIEMA, César Miranda; da coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota; do superintendente corporativo da FIEMA, Marcos Chaves, e de representantes da diretoria da federação maranhense e do presidente da FAPEMA, André Santos. 

Segundo o coordenador de ações estratégicas da FIEMA, José Henrique Polary, a FIEMA já possui estudos setoriais que, com tecnologia e inovação, poderão ser aprofundados com o Observatório da Indústria no estado. A Federação das Indústrias publica estudos regulares sobre setores como vestuário e acessórios, construção civil, alimentos e bebidas, celulose, metalurgia, produtos químicos, entre outros estudos programados. Há ainda publicações como sondagens, relatórios, perfis econômicos e o Índice de Confiança do Empresário Industrial. 

O projeto de criação do Observatório da Indústria está em linha com a agenda do grupo de trabalho ‘Pensar o Maranhão’. Este fórum discute temas relacionados ao desenvolvimento econômico e social do estado a médio e longo prazos e tem a liderança do vice-presidente executivo, Fernando Renner. 

“Nós estamos iniciando a implantação do nosso Observatório da Indústria que vai servir também para o Governo do Estado e para a comunidade acadêmica. Esse é um grande passo para fincar o lugar da indústria no futuro da informação, da coleta e análise de dados atualizados e precisos para contribuirmos no destaque do Brasil no cenário da economia mundial”, declarou Edilson Baldez. 

O diretor adjunto de educação e tecnologia da CNI, Sérgio Moreira, disse que “o Observatório vai gerar conhecimento dos setores da economia, do lado social do Maranhão e tudo isso será transformado em insumo para que se possa criar um consenso no estado, numa busca pelo desenvolvimento que seja sistemática, disciplinada, contínua e sustentável”. 

"Hoje, nós damos um pontapé inicial importante aqui para a FIEMA, com a implementação do Observatório Regional da Indústria que faz parte de uma rede nacional de Observatórios. Ele terá um papel fundamental aqui no estado, de discutir e trazer conhecimento para a construção de um futuro promissor paro Maranhão”, afirmou o gerente executivo do Observatório Nacional da Indústria, Márcio Guerra. 

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

FIEMA discute com CNI criação do Observatório da Indústria no Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.