Notícias da indústria

PDF Maranhão encerra 2022 como o ano de maior adesão de apoiadoras desde 2012

A reunião do Conselho Gestor na FIEMA destacou 16 novos apoiadores e resultados exponencias alcançados pelo Programa durante o ano.

Publipost/ Fiema

Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF).
Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF).

SÃO LUÍS – Os executivos das empresas mantenedoras e apoiadoras do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF), participaram na quarta-feira (14) da última reunião do Conselho Gestor do programa em 2022.  O coordenador do programa apresentou ao Conselho Gestor o que foi realizado pelo PDF Maranhão ao longo do ano, os principais resultados alcançados e as ações consolidadas.   

Gerenciado pela FIEMA em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SEINC), o programa é mantido por cinco grandes empresas industriais: Alumar, Eneva, Equatorial Energia, Solar Coca-Cola e Vale.  

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, comemorou os resultados positivos apresentados pelo PDF. “Fechamos o ano com um número expressivo de apoiadores que aderiram ao programa e isso é o resultado dos esforços conjuntos do Sistema FIEMA e do governo do estado que participa ativamente desse trabalho. Só temos a comemorar esses frutos alcançados e prosseguir 2023 com o mesmo empenho e dedicação para superarmos esses números”, ressaltou Baldez.    

“Esse programa é maravilhoso e proporciona inúmeros benefícios para a economia local e para o estado como um todo, por meio dessa grande rede de interações entre mantenedoras e fornecedores. E essa junção do governo do estado, com o governador Carlos Brandão apoiando essa iniciativa do PDF Maranhão, tenho certeza de que o próximo ano será mais promissor ainda”, disse o secretário estadual de indústria e comércio (SEINC), Cassiano Pereira Junior.   

Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF).
Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF).

O coordenador do PDF maranhão, Carlos Jorge Taborda apresentou os dados do balanço que revelou 2022 como o ano de maior adesão de apoiadores desde 2012, e também com recorde de indicações de fornecedores locais das mais diversas atividades para empresas compradoras de todos os portes, oportunizando geração de negócios e o crescimento da economia.     

“Continuamente trabalhamos para criar um ambiente de negócios favorável e as empresas, principalmente as mantenedoras e apoiadoras que estão mais próximas de nós, enxergam esse espaço que criamos como ocasiões para estreitar contatos, realizar negócios, trocar informações e se atualizar. Elas estão em um movimento em que sempre alguma coisa está acontecendo, o que desperta negócios para uns e para outros, um olhar para oportunidades”, considera Carlos Jorge.   

Dentre os vetores de atuação do PDF o principal é a assessoria aos negócios que tem a missão de contribuir para a geração de oportunidades de negócios e para o desenvolvimento de fornecedores locais. Neste ano até o mês de novembro, somaram-se 255 pedidos de indicação de fornecedores para processos de compra atendidos pelo PDF, uma média de 5,3 solicitações por semana. O que representa um salto de mais de 23% se comparado ao ano passado.   

Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF).
Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF).

Mais de R$ 137 milhões de oportunidades de negócios em licitações foram divulgados pela plataforma do PDF a fornecedores, com o fechamento de contratos com empresas maranhenses em cerca de R$ 78 milhões. Em 2022 foram realizados 10 encontros de negócios, sendo que pela primeira vez o programa reuniu as nove entidades do sistema S em um encontro com fornecedores locais, outro destaque atingido neste ano. 

 

“Para 2023 as nossas metas são ampliar as ações com as nossas atuais mantenedoras e apoiadoras; buscar novas empresas para aumentar o número de mantenedores e apoiadores, porque isso trará mais negócios e a criação de novas conexões. Pretendemos manter o nosso desempenho que foi positivo em 2022”, afirmou Taborda.   

A presidente do Conselho Gestor do PDF Maranhão, gerente de ESG da ENEVA, Aline Louise, foi representada pelo Coordenador de Relações Institucionais da ENEVA, Lenine Moura. Ele destacou o sucesso do programa que serve de exemplo para os demais estados do país. “A ENEVA tem uma grande honra em participar do PDF Maranhão, a gente acredita que é um programa de sucesso, um modelo, cujo formato temos levado e incentivado outros estados a adotar, para que a gente possa desenvolver a cadeia de fornecedores dos nossos negócios de forma sustentável e perene e tenhamos resultados positivos, não só para as operações da empresa, mas para a sociedade como um todo”, declarou Lenine.   

O vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do SEBRAE-MA, Celso Gonçalo, o superintendente da FIEMA, Cesar Miranda, o diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda e a coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota, também prestigiaram o evento.  

 

Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF).
Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF).

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.