Eleições 2022

Weverton declara voto e apoio crítico a Lula e pede pacificação do país

Senador também pediu que lideranças atuem pela pacificação do país.

Gilberto Léda/ipolítica

Atualizada em 30/10/2022 às 13h19
Weverton faz sinal em referência a Lula após votação
Weverton faz sinal em referência a Lula após votação (Divulgação)

SÃO LUÍS - O senador Weverton Rocha (PDT) votou na manhã deste domingo (30) em São Luís, comentou o processo eleitoral, mais tranquilo neste segundo turno, pediu pacificação do país e confirmou apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas de forma crítica, como o seu partido.

Acompanhado de familiares, o pedetista reconheceu que a disputa esta muito acirrada, mas conclamou as lideranças políticas a liderar um movimento de paz no país seja qual for o resultado.

"Mais do que nunca o Brasil precisa estar fortalecendo essa instituição fortíssima que é democracia. Infelizmente, eu tenho que admitir que, à noite, metade do Brasil vai dormir insatisfeita com o resultado. Então, é preciso que todas as pessoas de bom senso, todas as pessoas que brigam e zelam pela democracia, amanheçam o dia chamando a paz, a união, porque o Brasil precisa enfrentar o problema sério é do desemprego, da fome, é dar soluções concretas para os trabalhadores e trabalhadoras estarem melhorando sua vida e das suas famílias”, destacou.

Sobre o apoio a Lula, Weverton mostrou-se ainda ressentido das alianças feitas pelo ex-presidente na disputa local pelo Governo do Maranhão - vencidas pelo governador Carlos Brandão (PSB) -, mas declarou que acompanhou o partido.

“O meu partido declarou apoio crítico ao presidente Lula, ele, com todas as dificuldades, com todos os erros, que não só cometeu neste primeiro turno, principalmente na relação política conosco aqui no estado, mas a nossa história é muito maior do que momentos, do que quadras, e essa história é muito mais concreta. Tanto que eu sempre disse a ele: ‘Presidente, o senhor não precisa de nenhum eleitor no Maranhão, nenhuma liderança lá é maior que o senhor’. Basta ver o resultado da eleição: ele teve 1 milhão de votos a mais que o [Carlos] Brandão, quase meio milhão de votos a mais que o Flávio [Dino], ou seja, o Lula é o grande eleitor do Maranhão, ele não precisava ser tutelado, ser colocado debaixo do sovaco de eu ninguém aqui no estado. Mas, este momento agora, nosso partido tinha um candidato, que era o Ciro [Gomes], não foi para o segundo turno, e o partido, de forma crítica declarou apoio a ele”, completou.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.