São Luís: 403 anos

Estrangeiros falam sobre São Luís e desejam congratulations on one more year of history

Italiano que mora há cinco anos na capital também desejou os parabéns.

Lucas Vieira / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
 Americano Andrew Comings diz que é encantado pela beleza de São Luís (Foto:Arquivo Pessoal).
Americano Andrew Comings diz que é encantado pela beleza de São Luís (Foto:Arquivo Pessoal).

SÃO LUÍS - "To my adoptive city, congratulations on one more year of history. May the next four centuries bring ever increasing peace and prosperity to your wonderful people", é o que deseja o americano Andrew Comings para São Luís, que completa aniversário de 403 anos nesta terça-feira (8). Não entendeu nada do que ele disse? Bem, ele quis dizer "para minha cidade adotiva, parabéns para mais um ano de história. Que os próximos quatro séculos tragam cada vez mais paz e prosperidade ao seu povo maravilhoso".

São Luís sempre foi uma capital reconhecida pela cultura e é, justamente, por isso, que há espaço para todas elas na cidade. Logo, Andrew, que nasceu em Nova York, nos Estados Unidos, não sentiu tantas barreiras para se adaptar à nossa cidade. Ele mora na capital desde 2011 e disse ao Imirante.com que não só se encantou pela cidade, como encontrou em uma ludovicense um amor para toda a vida.

"Nos anos 90, eu estudava em uma instituição de ensino superior religioso no Ceará. Em 1996, conheci Itacyara, que é ludovicense, e começamos a namorar. Em 1999, vim para São Luís, pela primeira vez, para o nosso noivado. Me encantei com a cidade, vi muitas oportunidades de ministério aqui, e então comecei a fazer planos de voltar definitivamente", explicou.

Um ano antes de Andrew, o italiano Emanuele Bani já desembarcava em São Luís. O interesse pela cidade surgiu quando ele veio visitar um tio em 2002 e, depois de terminar o ensino superior, veio para o Brasil, em 2010. "Apesar dos muitos problemas que a cidade tem, o que mais me impressionou foi a população, sua alegria contagiosa e vontade de viver, apesar do sofrimento cotidiano", conta.

Fazendo uma rápida comparação entre São Luís e as cidades natais, o italiano destacou que vem de um país que tem uma economia forte, que beneficia o campo social de uma forma que países como o Brasil não têm. "Aqui em São Luís, a disparidade entre ricos e pobres é enorme", compara Emanuele. Ele elogiou a comida regional e disse que uma de suas atividades preferidas na cidade é sair para lanchar.

O americano Andrew fala que a lista de diferenças entre as cidades é longa, mas ressalta que "o povo maranhense é muito mais receptivo e amoroso do que o povo americano. A culinária é fora deste mundo, e o clima muito mais ao meu agrado (nunca gostei de neve, nem de frio, odiava patinar, em fim, era para eu ter nascido aqui, eu acho)". Andrew afirma, ainda, que visitar o Centro Histórico é um de seus hobbies e que adora as bodegas e lanchonetes da Praia Grande. "É muita inspiração ali", destaca.

Assim como muitos ludovicenses, eles desejam parabéns à São Luís e têm a esperança de dias melhores. Em italiano, Emanuele deseja "tanti auguri alla città con la speranza che possa esserci un giorno un diritto alla città per tutti". Como italiano é um pouquinho mais complicado para todos nós, segue o link do Google Translate para nos ajudar a entender essa felicitação. De qualquer forma, essa foi mais uma homenagem do Imirante.com aos 403 anos de São Luís.

 Emanuele Bani mora em São Luís há cinco anos (Foto:Arquivo Pessoal).
Emanuele Bani mora em São Luís há cinco anos (Foto:Arquivo Pessoal).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.