SÃO LUÍS – A Controladoria Geral do Município (CGM) iniciou nesta quarta-feira (6), o treinamento sobre “Procedimentos para formalização e execução do processo de despesa”. As atividades são realizadas no auditório da Secretaria de Turismo (Setur) - Rua da Estrela – Centro.
O treinamento está sendo ministrado pelo superintendente da Controladoria, Fábio Nunes, e pelo auditor Carlos Coaracy, sob supervisão do controlador-adjunto, Jackson dos Santos Castro. Dirigido aos servidores responsáveis pela gestão de despesa dos órgãos da administração municipal direta e indireta, o treinamento se estenderá por dois dias consecutivos. A finalidade é uniformizar procedimentos e a forma de pensar dos órgãos da Prefeitura de São Luís.
A partir deste treinamento específico, com ênfase no processo de despesa, a CGM quer repassar orientações sobre a forma correta de proceder, evitando erros e problemas. O foco central do treinamento será a execução orçamentária e financeira referente à despesa, desde sua origem, como deve ser processada, até o pagamento.
A obediência ao check list de documentação exigida pela legislação é uma das exigências prioritárias desta nova postura administrativa. Na avaliação do controlador-geral, Délcio Neto, a negligência com estes procedimentos de checagem geram erros detectados em administrações passadas. “Há erros perceptíveis. Queremos coibir os erros perceptíveis que ocorriam de maneira constante”, alerta Délcio Neto.
No entendimento do controlador-geral do município, ao padronizar procedimento, o órgão de controle da gestão evidencia sua missão de combate à corrupção, além de concomitantemente fiscalizar a execução de despesas. “Estamos em um novo momento. Trabalhamos com a expectativa de alcançarmos a excelência na gestão pública do município de São Luís. Vamos atender a parte legal, cumprindo fielmente a legislação, trabalhando cada fase da despesa”, destaca Délcio Neto.
O cumprimento dos princípios da legalidade e da documentação na formalização do processo contribuirá decisivamente para evitar erros formais ou transgressão da legislação. Délcio Neto defende veementemente a obediência à legalidade e legitimidade da despesa, observada pela Controladoria Geral do Município, como mecanismos adotados pela gestão atual para evitar despesas duvidosas que não tenham comprovações, desrespeitosas com os princípios legais.
As informações são da Prefeitura de São Luís.
Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.