Cortejos populares iniciam festa de encerramento do aniversário da cidade

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

Foram quatro finais de semana de festa em comemoração aos 390 anos da cidade de São Luís festejados no mês de setembro, dentro da programação Viva São Luís - Um Setembro de Festa, promovido pela Fundação Cultural do Maranhão. Grupos da cultura popular, teatro e lançamentos de livros fizeram parte do elenco de atividades e eventos que aconteceram durante todo o mês comemorativo à fundação da capital maranhense.

Nas quintas e sextas-feiras de setembro, 99 grupos da cultura popular maranhense participaram dos cortejos que desceram da Deodoro para a Praia Grande, atravessando a principal via o comércio de São Luís, a rua Grande. Grupos de blocos carnavalescos, bumba–boi nos sotaques de: orquestra, zabumba, pindaré e matraca, império do divino, grupos afros e pastores fizeram a festa para abraçar a cidade.

Os cortejos já se tornaram uma marca característica dos grandes eventos da cidade, sempre realizados pelo governo do Estado sob a coordenação da Fundação Cultural do Maranhão.

Assim como o carnaval e o São João, a programação prévia de aniversário chama a atenção da população e dos turistas para cultura popular maranhense.

Programação - Para o encerramento das comemorações das festas de aniversário de São Luís, que acontece neste final de semana, a Fundação Cultural do Maranhão abrirá a programação com os cortejos O Natal e Seus Tambores na quinta-feira, 26, com a participação dos grupos Os Reis e Pastores que alegram a temporada natalina. Dessa programação participaram o Reis do Alecrim, Pastoral das Filhas de Belém, Reis das Flores de Tajaçoaba e o grupo Natalino da Paixão.

Na sexta-feira, 27, o último dia de cortejo será fechado com a programação A Ilha e seus Tambores, com a participação dos batalhões pesados de bumba-meu-boi, sotaque da ilha ou matraca. Do cortejo participam os grupos de bumba boi de Maracanã, Maioba, Iguaíba, Ribamar, Sítio do Apicum, Jussatuba, Madre Deus, Pindoba e Famosão de São João.

Os grupos estarão concentrados na praça Deodoro a partir das 17h, de onde partem pela rua Grande com destino a Praça Catraeiro, ao lado da Casa do Maranhão, na Praia Grande, para uma apresentação ao público.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.