Cavalos têm tratamento especial

Shampoo, cabeleireiro e ar-condicionado são alguns cuidados dispensados a animais de raça na Expoema.

Lucienne Santos, O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

Shampoo e condicionador de pêssego para cabelos secos e quebradiços, óleo Johnson, gel fixador, cortes de cabelos periódicos. Se você pensou que esta lista de produtos e procedimentos refere-se a tratamento de beleza da mulher, está enganado. Por incrível que pareça, estes são alguns dos produtos utilizados pelos cuidadores de cavalos para deixar não só a higiene dos animais em dia, como também a estética.

Para se ter uma idéia da regalia dada aos eqüinos, alguns haras são mantidos em baias com ar-condicionado. Este recurso é normalmente utilizado quando o cavalo, que já se habituou ao clima frio de uma região qualquer, chega a um estado mais quente, precisando se ambientar. “O cavalo é um dos animais que mais precisam de cuidados, sobretudo os que participam de desfiles”, destacou o peão Miguel Carvalho, 36 anos, responsável pelos 24 cavalos da Fazenda São José, expostos na 46ª Exposição Agropecuária do Maranhão.

Raças - Com a experiência adquirida em 18 anos de trabalho, ele explicou que os procedimentos higiênicos e estéticos dependem muito da raça do cavalo. O eqüino da raça Pent Horse, por exemplo, por possuir pelagem de cor branca, banha três vezes por semana, para evitar a formação de manchas. As demais raças, como o Quarto de Milha, Apaloosa e o Pônei, também não ficam atrás com relação à higienização, sendo necessários cuidados constantes com os cascos. “Os cascos precisam ser limpos todos os dias para evitar que apodreçam, exalando um mau cheiro”, informou Miguel.

Nas orelhas, narinas e crina do animal, Miguel costuma colocar óleo Johnson. “Nós não temos perfume, mas o óleo já confere um ‘cheirinho’ agradável ao cavalo”, ressaltou. Os pelos da crina são cortados periodicamente. O gel fixador é colocado em dias de desfile, quando o criador, querendo dar um efeito ‘comportado”, utiliza o creme e ainda um amarrador para este fim.

“Esses cuidados não são frescura, não. Para que os cavalos mostrem toda a sua beleza na passarela, o tratamento com os melhores produtos tem que ser contínuo”, destacou o peão.

A aparência elegante e imponente dos animais depende também, e muito, da alimentação. Os cavalos expostos no Parque Independência se alimentam da melhor ração industrializada no país, com todos os componentes rigorosamente balanceados, garantindo uma vida saudável ao animal. “Eu não tenho idéia do valor que é gasto com cada cavalo desses. Mas sei que é muito dinheiro”, finalizou Miguel Carvalho, acrescentando que os animais necessitam também de remédios periódicos, caso apresentem algum problema de saúde.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.