Bovinos vendidos em shopping

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

Nada de roupas, perfumes, bolsas e outros artigos, o shopping montado no Parque Independência negocia bovinos. Trata-se do 1º Bovishop, que reúne 65 animais de 12 fazendas maranhenses e de outros estados, coordenado pela TL Agropecuária, de propriedade de Aníbal Pinheiro. O valor estimado de compras de bovinos é de aproximadamente R$ 180 mil.

O Bovishop é uma espécie de consórcio, no qual os criadores têm a oportunidade de expor bovinos, na faixa etária de 10 a 16 meses, da raça Nelore, Brahman e Gir. A predominância é de gados da raça Nelore. “Estes animais foram previamente selecionados nas fazendas de origem para garantir qualidade total”, disse o fazendeiro.

As vantagens deste tipo de negócio é que o comprador não lida com intermediário, ou seja, ele escolhe o gado bovino e negocia diretamente com o criador. “Isto tudo numa rapidez e nível de organização impressionantes, porque o futuro comprador tem a oportunidade de ver de perto as melhores espécies de 12 fazendas, num mesmo lugar.

O que tem sido gratificante para nós é que os clientes tem se mostrado satisfeitos, porque estão retornando”, acrescentou Aníbal Pinheiro.

As fazendas consorciadas são TL Agropecuária, Santa Estela, Santa Luzia, Vale do Piraíba, Paraíso, Ouro Branco, Juíza, Santa Clara, Rancho do Ipê, Ferro do Lago e Pitu. Com exceção desta última, que é pernambucana, todas as demais são maranhenses. Dos 65 animais expostos, 50 são machos e os outros 15 fêmeas.

Diferencial - Ano passado, a mesma fazenda TL Agropecuária realizou um evento com objetivos semelhantes ao Bovishop. Segundo Aníbal Pinheiro, a 1ª Feira de Produção da TL Agropecuária e Convidados foi um grande sucesso, com a comercialização de todos os animais expostos.

O diferencial do evento deste ano para o de 2001 está na qualidade do rebanho exposto, que é superior.

Apesar de boa parte dos bovinos que se encontram no shopping serem animais criados a campo, ou seja, rústicos, os fazendeiros tiveram a preocupação de trazer também animais de destaque em exposições agropecuárias no país inteiro, frutos de técnicas avançadas, como a transferência de embrião e inseminação artificial.

Os fazendeiros Raimundo Barbosa, da fazenda Santa Estela, e Ruy Dias, da Santa Luzia, ressaltaram que os bovinos estão sendo acompanhados pelo zootecnista Edmundo Borges, formado pela Faculdade de Zootecnia de Uberaba. Ele dá todas as orientações necessárias para que o criador, ao efetuar a compra, opte pelo bovino que melhor se adeque à sua fazenda.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.