Aves serão destaque na Expoema

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

Na Exposição Agropecuária do Estado do Maranhão (46ª Expoema) haverá algo mais que bois, cavalos e cabras. Dois expositores estarão trazendo aves para expor na feira. Nos estandes poderão ser vistas as sete raças de frangos asiáticos e uma de frango europeu, trazidas por uma empresa paraense.

Avestruzes também serão expostas, tipo de ave que foi uma das grandes novidades na exposição do ano passado. As espécies são muito procuradas pelas pessoas que vão ao Parque Independência, motivadas pela curiosidade ou pela possibilidade de negócios.

A empresa paraense que trouxe as aves asiáticas foi a primeira a chegar (quarta-feira) e já está com o estande montado. Os expositores estão otimistas com a possibilidade de fechar grandes negócios na exposição. “Esta é a terceira edição da Expoema que participamos. Nas outras, tivemos um desempenho surpreendente e conseguimos vender todas as aves. Esperamos repetir o feito este ano também”, afirmou o gerente do estande da empresa paraense, Marco Silva.

Este ano são sete espécies de frangos nativos do continente asiático – sedosa japonesa, gigante negro, brahma branco, brahma perdiz, coxinha amarelo, brahma bufe e brahma dark – e uma raça européia – a polonesa. De acordo com Marco Silva, todas já foram introduzidas no país há cinco anos e estão adaptadas ao clima brasileiro.

Rendimento – A grande vantagem de uma criação com espécies asiáticas é o aumento do rendimento da criação. “Aqui, esses frangos têm um rendimento muito bom. Servem como aves de corte e têm uma produção de ovos muito boa. Alguns criadores ainda utilizam matrizes e galos dessas espécies para melhorar a qualidade da criação de galinha caipira. Nesse tipo de cruzamento, há aumento na produção de ovos e no tamanho dos frangos de corte”, assegurou Silva.

No Maranhão já existem criações desses tipos de aves. “Temos bons clientes no estado. Já participamos de outras feiras que aconteceram no Maranhão, onde realizamos bons negócios. Como a Expoema é um evento maior e que congrega um número grande de criadores, há boas perspectivas de comercialização”, comentou o gerente do estande.

Avestruz - A outra espécie de aves que sempre chama a atenção dos criadores e das pessoas que vão ao Parque Independência é o avestruz. No ano passado, este tipo de ave participou pela primeira vez da Expoema e foi a grande novidade da feira.

Na época, um criador de Imperatriz fechou um contrato de fornecimento de exemplares e hoje já existe na região um rebanho estimado em cinco mil cabeças.

“Esse tipo de criação ainda está se desenvolvendo no estado, mas há grandes possibilidades de negócios porque, além desse tipo de ave produzir uma grande quantidade de carne por exemplar, ainda há uma boa procura pela pele do avestruz, que é usada para fazer bolsas e botas finas. É um produto muito valorizado. As possibilidades de mercado são muito grandes para quem resolve fazer uma criação desse tipo de ave”, observou Cláudio Azevedo, presidente da Associação dos Criadores do Maranhão.

Essas aves serão negociadas durante o 2° leilão Grandes Raças, que acontecerá, na terça feira, 3 de setembro, no Palácio dos Leilões, no Parque Independência.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.